Muitas pessoas confundem o shiatsu com massagem, porém o shiatsu não tem nada a ver com massagem. Não é uma técnica de relaxamento, mas sim uma terapia complementar advinda da medicina oriental.
A palavra shiatsu significa “pressão com os dedos” (shi = dedo e atsu= pressão).
O shiatsu é uma técnica advinda da medicina oriental, trabalhada com os polegares, mãos, os cotovelos e joelhos para realizar a técnica. A técnica consiste na aplicação de pressão em determinados pontos com o objetivo de tratar os desequilíbrios internos e externos do corpo promovendo a saúde.
Acredita-se que a terapia através do estímulo manual, de forma geral, seja o mais antigo método de cura, exatamente por serem as mãos a estrutura anatômica de maior sensibilidade e destreza. Sua atuação está profundamente relacionada ao instinto de preservação e aos mecanismos de defesa, tais como o ato de colocar a mão sobre a área dolorida ou machucada, de forma automática.
Sendo a história do shiatsu tão antiga quanto a história da humanidade, em sua essência, é o produto de conhecimentos oriundo da observação cuidadosa do comportamento do organismo humano como um todo, desde a mais remota época da história do Oriente.
O shiatsu é um método de restabelecer o fluxo do Ki, pois, de acordo com a medicina oriental, através da pressão exercida sobre os pontos dos meridianos, o órgão relacionado irá aumentar a produção de Ki para circular na região que está com a energia estagnada.
Os meridianos se relacionam com órgãos internos. Através dos meridianos a energia vital, denominada “Ki”, flui em nosso corpo. A finalidade do shiatsu é equilibrar e restabelecer o fluxo do Ki nos meridianos. Na medicina oriental, acredita-se que uma doença é causada quando há o desequilíbrio nos canais de energia de uma pessoa.
Essa energia é chamada de “Ki” em japonês, também conhecida como “Chi” em chinês e “Prana” em indiano.
Você também pode gostar de:
- Meditação no trabalho: conheça os benefícios
- Yoga, um caminho rumo à transformação
- Ser grato por ser
Com o shiatsu, é possível estimular os pontos de energia fazendo com que o próprio corpo ative a circulação do “Ki” gerando o bem-estar.
Benefícios do shiatsu:
- O shiatsu é um recurso de manipulação corporal que tem por objetivo a drenagem dos canais energéticos principais e colaterais.
- Ativação da circulação sanguínea.
- Prevenção de doenças.
- Alívio das dores causadas pela fibromialgia.
- Redução do estresse e tensões.
- Ativação da circulação dos vasos linfáticos.
- Auxílio no combate à ansiedade.
- Alívio de dores de cabeça e enxaquecas.
- Alívio para dores musculares.
- Sensação de bem-estar.
Contraindicações:
- Casos de câncer.
- Processos inflamatórios agudos.
- Doença infectocontagiosa.
- Doenças hemorrágicas em geral.
- Gestantes até o terceiro mês.
- Em fraturas.
- Vasculites ou flebites.
- Sangramento ocasionado por traumas.
A shiatsuterapia consiste na otimização do funcionamento do organismo como um todo, além de ser um recurso essencial na cura de inúmeras enfermidades, através de estímulos específicos na superfície corporal.
O tratamento pode ser feito uma vez por semana. Não importa se a dor é somente nas costas ou em algum outro ponto específico, um bom terapeuta aplica a técnica da cabeça aos pés do paciente. A terapia é integrativa.