Por este motivo, grandes marcas estão lançando novas tecnologias para elaborar produtos que agridam menos o meio ambiente ou que sejam criados por meio da reciclagem. Esta é uma forma de reduzir o impacto da geração excessiva de lixo e de permitir que as pessoas consumam produtos com maior durabilidade.
O primeiro exemplo é a iniciativa da Dell, marca de hardwares e computadores. As embalagens de todos os produtos desta empresa passaram a ser feitas utilizando o plástico recolhido de oceanos. Com isso, será preciso limpar os oceanos para produzir novas embalagens. A ideia é de que até 2020 todas as embalagens sigam este novo padrão. Desde 2008, a marca já conta com plástico reciclado na produção de modelos de desktop.
Sobre isso, o diretor da cadeia de suprimentos da Dell, Kevin Brown, afirmou: “A Dell se orgulha de ser pioneira em programas de sustentabilidade e reciclagem a nível global. Com esse projeto, não só estamos impedindo que os resíduos plásticos entrem em nossos oceanos, mas também estamos educando os clientes, dando bons exemplos e desenvolvendo produtos que se encaixem na nossa filosofia”.
Outra marca que se mostra disposta a reduzir o impacto negativo sobre o meio ambiente é a Adidas. A empresa é capaz de produzir tênis utilizando onze garrafas plásticas que provavelmente seriam descartadas incorretamente. O calçado de alta tecnologia é capaz de desenvolver uma performance até melhor do que o convencional.
Você também pode gostar de:
- Bioenergia: Brasil terá a sua primeira usina a gerar energia por meio de esgoto e lixo
- Grandes marcas do setor alimentício investem em inteligência orgânica e embalagens renováveis
- Arquitetura Verde: Tecnologias que transformam reciclados em materiais de construção
Além do benefício para o meio ambiente, ao retirar garrafas dos oceanos e utilizá-las novamente, a Adidas vendeu seis milhões de pares feitos pelo processo de reciclagem. Eric Liedtke, membro do conselho executivo da marca, expôs a seguinte meta: “Depois de um milhão de pares de calçados produzidos em 2017, cinco milhões em 2018, planejamos produzir onze milhões de pares de calçados contendo plástico dos oceanos reciclado em 2019”.
Os consumidores e as consumidoras alegam que os tênis feito de garrafas plásticas são leves, confortáveis, modernos e duráveis. Assim, é provável que a Adidas obtenha cada vez mais lucro produzindo esse tipo de calçado e que os oceanos caminhem para uma desintoxicação.