Pode ser usado para todo tipo de dor muscular, como torcicolo, cansaço, fadiga, artrite e reumatismo. É um ótimo estimulante dos nervos e do sistema linfático. É vasodilatador, por isso trata a má circulação e a pressão baixa, melhorando o fluxo sanguíneo. Tonifica, revigora e refresca todo o corpo, inclusive o sistema digestivo.
Nome botânico: Rosmarinus Officinalis
Extraído das folhas e flores, o significado do seu nome em latim é “orvalho do mar”. É considerado uma erva medicinal sagrada pelos antigos, que costumavam usar ramos ou incensos de alecrim para espantar maus espíritos.
Sua ação psicoaromática estimula o córtex adrenal, mantendo você alerta e com melhor desempenho cognitivo, foco e memória. Levanta o astral e atua como antidepressivo. As propriedades vibracionais deste óleo doam flexibilidade para pessoas com padrões de comportamento muito rígidos, ao mesmo tempo em que trazem mais consciência e clareza no desenvolvimento de intuição e insights. Ajuda a organizar a vida e a te colocar no controle das situações.
A sugestão de uso é no creme corporal. Utilize 50 gramas de creme base neutro de origem vegetal e adicione 20 gotas de óleo essencial de alecrim. O creme para utilizar no corpo é interessante, pois permite que o óleo essencial desempenhe ação física, psicoaromática e vibracional ao mesmo tempo.
A contraindicação é no caso de portadores de epilepsia, pressão alta, problemas cardíacos, gestantes, lactantes e crianças menores de 10 anos. Este é um óleo que deve ser utilizado em concentrações baixas, pois se torna tóxico, caso seja usado em excesso.
Você também pode gostar de:
- Óleo Essencial de Limão
- 8 hábitos diários que podem estar te dando enxaqueca
- Óleo Essencial de Manjerona
Em caso específico, consulte sempre um profissional em aromaterapia.
Esta dica é de nosso colunista Luz das Estrelas. Dê uma olhada e conheça o trabalho dele lá no site.