Com esse aumento da expectativa de vida e com a presença cada vez mais frequente dos idosos no mercado de trabalho, torna-se cada vez mais importante que o processo de envelhecimento aconteça de uma forma saudável e livre de riscos.
Para isso, são necessárias medidas e mudanças que visem a melhora da alimentação e da qualidade de vida desses idosos que, muitas vezes, não possuem conhecimento ou correto acompanhamento de geriatra, médico, educador físico e nutricionista.
Em relação a alimentação, sabe-se que com o processo natural de envelhecimento as papilas gustativas se tornam menos sensíveis e muitos idosos precisam utilizar uma quantidade maior de sal ou açúcar para perceberem o sabor mais apurado, sendo perigoso devido ao aumento do consumo de temperos industrializados, que são ricos em sódio e conservantes.
Além disso, muitos deles moram sozinhos ou apenas com seus companheiros, não sentindo mais prazer no ato de cozinhar para poucas pessoas. Com isso, acabam por muitas vezes lançando mão de comidas congeladas, restaurantes ou preferem o preparo de refeições mais rápidas, como lanches. E, nem sempre essas refeições possuem adequado valor nutricional, sendo prejudicial.
Por serem alimentos mais práticos, torradas, pães, leite, queijos e refeições congeladas ou semi prontas fazem parte da alimentação desses idosos, podendo levar ao aumento do risco da resistência à insulina, hipertensão, aumento do colesterol, ganho de gordura e redução de massa magra.
A sarcopenia, que é caracterizada pelo envelhecimento muscular, perda de força, redução de massa magra e redução da capacidade de regeneração muscular, ocorre devido a redução fisiológica da produção de hormônios, baixo consumo proteico, inadequação nutricional e inatividade física.
Você também pode gostar de:
Além da alimentação equilibrada, estudos mostram que exercícios físicos (principalmente treinos de força) são uma das melhores intervenções durante o envelhecimento para promover longevidade. Em muitos casos, como há inadequação da alimentação, faz-se necessário a indicação de suplementos vitamínicos e proteicos, que irão complementar uma dieta saudável e ajudar nesse equilíbrio e promoção da saúde.