A ansiedade é, infelizmente, uma realidade cada vez mais presente no dia a dia agitado vivido por grande parte dos brasileiros. Uma das diversas maneiras de lidar com esse problema pode ser a meditação para ansiedade.
O aumento da incidência da doença, que juntamente com a depressão, é considerada o mal do século, pode ser comprovado através de números da Organização Mundial da Saúde (OMS). Um estudo do órgão demonstrou que o Brasil é o país com o maior número de pessoas com transtorno de ansiedade no mundo. Isso representa um contingente de 18,6 milhões de indivíduos, ou seja, 9,3% da população total do país.
Aliada a outros tratamentos e terapias, algo que pode trazer resultados visíveis é a meditação para os problemas de ansiedade e depressão. Continue a leitura e entenda mais!
Direto ao ponto
Meditação para ansiedade e stress
Quando falamos de momentos de grande pressão ou stress, a meditação pode surtir um efeito positivo na qualidade de vida. Tirar um tempo do seu dia para dedicar-se a si próprio e mergulhar no agora, sem deixar-se levar pelos pensamentos acelerados e preocupações com o futuro ou passado, ajudará no processo de conexão e relaxamento.
A meditação é uma prática milenar, associada, principalmente, a religiões e práticas orientais que tem como função tornar seu praticante mais consciente, além de auxiliar no processo de autodescobrimento.
De acordo com dados de 2017 do Hospital Israelita Albert Einstein, a prática regular da meditação por oito semanas ajudou na redução de cerca de 35% dos sintomas de stress de um grupo de 70 mulheres analisadas, todas elas ocupantes de cargos de gerência.
A prática da meditação, inclusive para ansiedade e nervosismo, pode ser feita por qualquer pessoa, seja ela acostumada ou não com a atividade. O processo e aperfeiçoamento da meditação exige apenas disposição e interesse em despertar a autoconsciência, e você pode iniciar agora e de maneira simples.
Exercícios de meditação
Dentre as várias formas possíveis de meditação para ansiedade, a meditação guiada é uma boa prática de diminuição da ansiedade e promoção de relaxamento. Sendo ideal para as pessoas que estão no início e não possuem familiaridade com a prática, a meditação guiada, como o próprio nome diz, tem o auxílio de um guia orientando quais os passos à serem seguidos.
Esse tipo de meditação pode ser realizado em ambientes voltados à essa prática, como escolas de meditação, e também em casa, seguindo áudios e vídeos que norteiam a experiência.
Para efetuar os exercícios de meditação para ansiedade, o ideal é encontrar um local tranquilo e sem interrupções, onde você possa acomodar-se de maneira confortável. Em qualquer tipo de meditação é importante, também, sempre estar atento a respiração e em como o corpo se comporta como um todo.
Você também pode gostar
O grande segredo para um resultado mais efetivo é a constância da prática. Por mais difícil que possa parecer no início, com um pouco de perseverança será possível perceber todos os benefícios e bem-estar trazidos pela técnica. Além de uma maior consciência, a meditação tem usos para a ansiedade ou até mesmo para dormir melhor.
Gostou desse conteúdo? Então aprofunde-se mais ainda no tema baixando, de forma totalmente gratuita, o e-book “como melhorar a ansiedade mesmo tendo uma vida estressante“.