No Reiki, podemos desfrutar um ensinamento valioso para nossa evolução como seres iluminados que somos. Ensinamento que tratam da alma, emoções e espiritualidade. São cinco princípios, dos quais podemos absorver muitos aprendizados e torná-los um guia para expansão da consciência e vivermos uma vida cada dia mais plena.
Redescoberto pelo mestre Mikao Usui, o Reiki e seus cinco princípios podem ser de grande auxílio por meio de uma prática eficiente para a elevação, o autoconhecimento e a experiência divina de contribuir para o Bem Maior.
SÓ POR HOJE…
“Só por hoje” é utilizado em todas as frases dos cinco princípios do Reiki. Mas qual o significado?
Remete-nos ao único momento real em que é possível viver: agora, aqui, neste momento.
Segundo o budismo zen, todos temos uma natureza búdica (iluminada), e só é possível alcançarmos essa natureza se nos transportamos totalmente para o agora. Portanto, só por hoje, viva um dia por vez, aprecie o agora.
OS PRINCÍPIOS
Apesar de ser uma técnica utilizada por reikianos, também pode ser adotada por todas as pessoas que sentirem conexão e a eficácia dos resultados durante o processo de prática.
A princípio é recomendado que façamos durante a meditação Gassho, porém os cinco princípios podem ser utilizados de outras formas: recitados ao acordar, durante o banho, as refeições, no trânsito, dirigindo-se para o trabalho, antes de dormir, ou durante suas orações e meditações. O importante é que sintam a conexão e o real significado dos princípios.
1º princípio do Reiki: “Só por hoje sou calmo”
Mantenha-se calmo, tranquilo, na plenitude de quem contempla cada segundo desfrutando o seu agora, seja sereno, não se entregue a pensamentos de ansiedade, desespero, desapegue-se do imediatismo advindo das preocupações. Faça da calma o seu estado de ser e traga-a para o seu cotidiano.
Esse é um ótimo exercício, principalmente para as pessoas que sofrem de depressão, surtos, irritabilidade e falta de controle emocional.
2º princípio do Reiki: “Só por hoje confio”
A confiança é o caminho para uma mente saudável, é necessário exercitar a confiança em nós mesmos, e então estaremos prontos para confiar na força divina que nos nutre e ter consciência para exercer o autocontrole e equilíbrio.
A confiança em si e no todo é necessária para que se adquira estrutura emocional. Ela auxilia no tratamento da baixa autoestima, medos, inseguranças e indecisões.
3º princípio do Reiki: “Só por hoje, sou grato”
A gratidão nos coloca em estado alfa. Quando procuramos à nossa volta ou dentro de nós mesmos um motivo para agradecer, passamos a perceber os detalhes mais simples em nosso cotidiano que merecem a nossa gratidão. Um exercício para expandir nossa percepção do todo: quanto mais praticamos a gratidão, maior é nossa consciência de que toda experiência é uma forma de aprendizado. Portanto agradecer também nos torna seres observadores e felizes, pois quando percebemos o quanto temos a agradecer, o sentimento de plenitude é alcançado.
4º princípio do Reiki: “Só por hoje, trabalho honestamente”
Traz-nos a reflexão do quanto amorosos e dedicados devemos ser em nosso trabalho, por isso o ideal é que, ao menos em alguns momentos de nosso dia a dia, façamos o que amamos, pois é nesse trabalho que depositamos toda a honestidade de nossos sentimentos e emoções.
Trabalhar com honestidade e amor é um exercício eficaz de troca; na doação do trabalho honesto, temos como retorno o sucesso.
5 º princípio do Reiki: “Só por hoje, sou bom com todos os seres vivos”
Reconhecer todos os seres com bondade, respeito e compaixão, utilizar a empatia para entender o processo de cada ser e, com um olhar fraterno, oferecer o que há de melhor dentro de nós mesmos.
Esse exercício começa com um trabalho a ser feito de nós para com os outros. Porém, durante o processo, é inevitável percebermos os efeitos dessa doação, trazendo assim, a cocriação de um mundo à nossa volta em um nível vibracional semelhante ao que vibramos.
É preciso observar que entramos em uma fase em que nos é permitido ter o conhecimento necessário para transformar o nosso agora. Estamos rodeados de informações benéficas para a reconstrução de nossos hábitos, práticas que visam nossa evolução, saúde e bem-estar. Precisamos desde já atribuir a essas novas práticas a devida importância.
Você também pode gostar:
Assim como visitar regularmente um médico para tratar doenças, frequentar uma academia para manter o corpo em “forma”, ou ir periodicamente a uma esteticista, entre outros hábitos, é imprescindível que reconheçamos a terapia Reiki como mais uma forma de cuidar da saúde, tratando com seriedade e periodicidade, tendo em vista o conhecimento e comprovação de seus resultados positivos aplicados ao corpo físico, mental, espiritual e emocional, e ainda melhor: sem efeitos colaterais.
Tenham uma boa vida!