Nutrição

Capim Cidreira e Melissa

Capim cidreira
Nazzu de Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nosso país é um celeiro de inúmeras plantas medicinais incríveis, que, numa alquimia mágica, fazem maravilhas! É a bioenergética que estuda a capacidade curativa de cada planta e nos traz estas informações preciosas. Mas será que você realmente conhece todos os inúmeros benefícios do capim-cidreira e da melissa? Veja aqui algumas dicas para usar, no seu dia a dia, aquilo que nossos ancestrais já sabiam e que nós agora buscamos nas farmácias!

Cada vez mais nos voltamos para a medicina do futuro, que é aquela que cuida da saúde, que promove o bem-estar, as boas práticas e que equilibra os corpos e cura pela natureza.

Nosso país é um celeiro de inúmeras plantas medicinais incríveis, que, numa alquimia mágica, fazem maravilhas! É a bioenergética que estuda a capacidade curativa de cada planta e nos traz estas informações preciosas.

Nesta série de ervas que curam, traremos algumas dicas para você usar no seu dia a dia, aquilo que nossos ancestrais já sabiam e que nós agora buscamos nas farmácias.

Hoje vamos falar de duas plantas medicinais para ansiedade e dificuldade para dormir. Afinal, algumas mentes não param e a ansiedade pode se tornar algo muito devastador quando não controlada, causando muitos sintomas, inclusive físicos.

Benefícios do Capim-Cidreira

A planta capim-cidreira é rica em componentes como geraniol, citral e limoneno, compostos bioativos que possuem ação antioxidante. Também tem a presença de mirceno de propriedade analgésica. O aroma é parecido com limão e, além de chás, pode ser usado para preparar bolos, sucos e geleias. Confira os principais benefícios que ela pode proporcionar para a sua saúde:

  • Auxilia no tratamento da gastrite;
  • Alívio de dor de cabeça, reumatismo, dor de barriga e dores musculares;
  • Ajuda na perda de peso;
  • Colabora com a prevenção de câncer;
  • Combate o mau hálito;
  • Ajuda na redução do colesterol LDL;
  • Controle da pressão arterial;
  • Combate de insônia e ansiedade.

Benefícios da Melissa

A melissa é uma erva com flavonoides e óleos essenciais com ação analgésica, digestiva, sedativa e antiespasmódica. Por isso, pode proporcionar diversos benefícios para o organismo. Confira:

  • Melhora a digestão e o fígado;
  • Ajuda na redução de gases;
  • Alívio de dor de cabeça, cólica menstrual, dor na barriga e dor muscular;
  • Auxilia na melhora da qualidade do sono;
  • Combate o estresse;
  • Ajuda a combater a hipertensão.

Receita de chá de capim-cidreira com melissa

Chá de capim cidreira
Mykola Lunov / Canva

Agora que você conheceu um pouco mais sobre essas ervas, que tal descobrir como fazer um chá com as duas? Além de gostoso e natural, você poderá aproveitar os benefícios delas. Confira a receita a seguir!

Numa panela, coloque água para ferver. Limpe as folhas da melissa, extraia as folhas e descarte os talos. Use umas 6 folhas frescas ou uma colher de sopa se usar a erva seca.

Você também pode gostar:

Com o auxílio de uma tesoura – porque com as mãos é mais difícil –, corte a melissa e lave as folhas. Use de 15 a 20 folhas se estiver usando a folha fresca ou de 5 a 6 colheres de sopa, se for a erva seca.

Após a água estar fervida, desligue o fogo, coloque as ervas em infusão e abafe a panela de 15 a 20 minutos. Coe e está pronto o chá. O ideal é não adoçar.

Tome umas duas horas antes de ir para a cama, porque é bastante diurético, então, se tomar muito próximo à hora de deitar, precisará se levantar para ir ao banheiro.

Após entender mais sobre os benefícios da melissa e capim-cidreira, experimente o chá e desfrute de tudo que elas oferecem. Compartilhe este texto com aquela pessoa que está precisando relaxar com esse chá poderoso!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br