Muita gente confunde uma pessoa resiliente com alguém que não tem problemas na vida. Na verdade, o que as diferencia é a capacidade que elas têm de não desistir, não se lamentar e não estacionar na derrota. Elas simplesmente juntam os cacos e seguem.
Essas pessoas são proativas e entendem que o obstáculo é o caminho. Controlam seus impulsos e preocupações, mantêm a serenidade em situações de pressão. Sabem que o segredo é a adaptação. As espécies que sobrevivem não são as espécies mais fortes nem as mais inteligentes, e sim aquelas que se adaptam melhor.
Você também pode gostar de:
- O Roteiro da vida
- Transforme suas barreiras em fronteiras
- Não deixe que o passado bloqueie a sua vida!
Quem é resiliente tem a capacidade de reconhecer o problema que tem pela frente, traçar um plano de metas para resolvê-lo e executá-lo. Interage com outras pessoas e absorve contratempos, desilusões e mesmo injustiças, sem desistir do objetivo que tem em mente. Sente esperança! Tolera incertezas e ambiguidades, esperando que seu problema seja resolvido da melhor forma. Sente otimismo e fé, que são essenciais para trazer estabilidade mental e emocional em períodos de tensão. A flexibilidade mental permite que ela planeje e se adapte a diferentes situações, por mais difíceis que sejam, encontrando maneiras criativas de sair do problema.
E como essas pessoas fazem isso? Rindo de si mesmas, orando, meditando, relaxando, fazendo esportes, apreciando suas refeições e estando com seus amigos ou seus companheiros. Percebendo que, muitas vezes, precisam de ajuda e orientação profissional, para enfrentar o que consideram ser apenas uma fase!
Afinal, o principal objetivo da resiliência não é restaurar o passado, não é se esquivar de problemas, nem ser invencível. É simplesmente criar condições de melhorar continuamente, aprendendo com os erros, mantendo o seu propósito enquanto se adapta a qualquer situação que apareça.