Subir em um palco e ser o centro de atenção de muitas pessoas não é tarefa fácil. Geralmente por nervosismo, falta de experiência ou desconhecimento de técnicas eficientes, muitos acabam fazendo apresentações ruins.
Quando você for fazer uma apresentação, fique muito atento para não cometer as falhas que descreveremos agora:
Falha 1 – Iniciar pedindo desculpas ou se lamentando
É comum ouvirmos de quem está proferindo uma palestra ou uma aula a seguinte frase: “Primeiramente eu queria pedir desculpas…”. Esse é um grande erro, pois um grande orador nunca deve iniciar, e nem encerrar, sua fala com coisas negativas.
Por mais que você tenha chegado atrasado ou esteja com a voz um pouco rouca ou não tenha preparado slides, você não precisa destacar isso. Muitos podem não ter percebido essas ou quaisquer outras falhas, e quando você pede desculpas está colocando holofotes em cima desse problema.
Falha 2 – Fugir do tema principal
Muitos que têm habilidade com a fala acabam errando por não ter foco naquilo que devem dizer. Acabam começando a falar sobre alguma coisa e quando veem estão falando de algo totalmente diferente, que não tem nada a ver com o assunto proposto.
Essa “confusão” deixa a plateia sem foco e como resultado pode ser que a sua apresentação não gere tanto valor para as pessoas.
Você também pode gostar
- Saiba como melhorar sua comunicação com sacadas incríveis
- Conheça os 7 erros fatais na comunicação interpessoal
- Conheça o outro lado do medo
Falha 3 – Ficar lendo slides
Esse é um dos princípios básicos de quem vai fazer uma apresentação. Ler um slide é uma das piores atitudes possíveis, pois demonstra total falta de preparação e conhecimento. Além disso, acaba tornando o seu discurso chato e entediante.
Portanto você deve ter total domínio da sua apresentação e usar os slides como estimulo visual para a plateia, e não como algo que você vai ler por não saber o que falar.
O ideal é você ter um roteiro simples em suas mãos, caso você não tenha treinado sua apresentação, apenas para se lembrar qual o próximo assunto a ser falado.
Falha 4 – Não respeitar o tempo
Não importa se a sua apresentação está empolgando a plateia ou não, você deve cumprir o horário combinado. Isso vai te gerar credibilidade e não vai cansar sua audiência.
É importante que você faça sua apresentação em um ritmo suave e uniforme. Palestrantes ou oradores que precisam “correr” no final para encerrar suas apresentações acabam passando uma imagem de falta de preparação e isso não é nada bom.
Falha 5 – Falar vícios de linguagem
Você deve falar da forma mais atraente possível e isso é feito evitando vícios de linguagem. Os bons comunicadores não falam supérfluos ou ficam repetindo expressões.
É muito irritante ficar ouvindo pessoas que constantemente falam expressões como “né?”, “tá entendendo?”, “tipo”. Ou ainda, para lembrar o que vai dizer ficam dizendo “ééééé” ou “ãããã”.
Além de incomodar a audiência, a repetição dessas expressões faz com que a plateia perca o foco do conteúdo e se concentre nessas repetições.
Falha 6 – Exagerar no humor
Um comentário engraçado pode ser uma boa saída para “quebrar” o clima de uma apresentação. Mas você não deve exagerar e ficar contando piadas a todo o momento. Isso pode ferir sua credibilidade.
O humor é, sem dúvida, uma ótima opção para ter a atenção do público, mas somente se usado com moderação.
Esses são alguns dos principais erros cometidos por oradores. Você já cometeu alguns desses erros? Deixe sua resposta aqui nos comentários… e até o próximo post!
ORATÓRIA MESTRA. Pratique! Comunique-se!