Já parou para pensar que você pode ser considerado um egocêntrico? Uma pessoa com uma personalidade como essa carrega consigo algumas características específicas. Entre as características mais comuns estão a ambição, a arrogância e o exibicionismo.
Uma pessoa que possui uma personalidade como essa acredita que o mundo gira em torno dela. Ou seja, tudo o que acontece com ela é porque fulano fez algo, ciclano disse algo ou beltrano deixou de fazer determinada coisa. E convenhamos: ter uma personalidade como essa pode ser muito complicado para a vida em geral.
Por que dizemos isso? Pois para o egocêntrico as opiniões dos demais não valem de nada e só as dele estão corretas. Com isso, a empatia fica de lado. Já que ela é um dos pilares para o sucesso geral da vida, um egocêntrico dificilmente vive completamente feliz.
Prefira ser empático do que egocêntrico
A empatia nos ajuda a observar o lado oposto, a fim de nos ajudar a compreender e respeitar as opiniões do próximo. Por outro lado, o egocentrismo não liga para nada disso, o que realmente importa é o que ele faz e o que farão por ele.
Dizemos que a empatia é um dos pilares do sucesso, pois vivemos em uma sociedade em que um precisa do outro. Seja nas relações familiares, afetivas, amigáveis ou profissionais, nós precisamos uns dos outros. Já a pessoa egocêntrica tem a necessidade de não precisar de ninguém e também não se importa se suas palavras ou atitudes vão ferir o outro.
Por esse e por outros motivos, prefira ser uma pessoa empática do que um egocêntrico. Afinal, é muito bom querer ter tudo do nosso jeito, mas com o tempo percebemos que isso não é possível. Desta forma, o egocêntrico acaba se frustrando com a vida, pois uma hora ou outra ele acaba vendo que o mundo não gira em torno de si mesmo.
As principais características de um egocêntrico
O egocentrismo é uma característica adquirida no decorrer da vida. Quando ainda somos crianças, não somos capazes de compreender as ideias e as opiniões das pessoas. Quando chegamos na adolescência, porém, o egocentrismo pode surgir com potência.
Na adolescência, os jovens tendem a se acharem mais importantes do que os outros. Não existe um motivo específico para isso, mas é o que sempre acontece. Se não houver uma interrupção neste momento, essa característica pode prosseguir para a fase adulta. Veja então as principais características de uma pessoa egocêntrica.
Você também pode gostar
- Quem é o seu guia: Ego ou virtude?
- Formas de controlar o ego e aumentar a autoestima
- Id, ego e superego: as “vozes” dentro de nossas mentes
Manipuladores e chantagistas
Eles querem que todos se movam para ajudá-los a realizar seus desejos. Por esse motivo, sempre fazem chantagens emocionais ou criam uma forma de manipular as pessoas. Tudo isso é feito para que seus planos aconteçam como ele planejou. Se alguém foi colocado na lista de ajudantes, terá que exercer seu papel por bem ou pela manipulação.
Exibicionismo
A personalidade de um egocêntrico é alimentada pelos elogios alheios. Ou seja, se essa pessoa não receber um elogio, ela não fica satisfeita e então fará de tudo para que alguém diga como ela é bonita ou sensacional. Quanto mais pessoas ela conquistar para realizar essa atividade, ainda mais egocêntrica ela se torna.
Ausência de autoestima
Por precisar ser uma pessoa aclamada e adorada, o egocêntrico praticamente não tem práticas de amor-próprio. Para essas pessoas, todos devem amá-la, por isso se arrumam para serem elogiadas, dão presente para que digam que ela é legal etc.
Uma pessoa egocêntrica com certeza esconde muito bem os seus sentimentos. Além disso, elas são consideradas pessoas fortes e cheias de determinação, mas quem aqui acha que eles são os que mais choram à noite por causa de tanta sobrecarga?
Metas grandiosas
Eles desejam, acima de tudo, um mundo perfeito e cheio de realizações em sua vida. O grande problema é que muitas vezes toda essa busca os deixam cansados e completamente esgotados. A frustração é quase que um destino certeiro, afinal o sonho para eles parece tão simples, que eles se jogam nas situações sem pensar.
Como melhorar seu lado egocêntrico
A melhoria de alguém egocêntrico está na busca pela empatia. Como já mencionamos acima, a empatia é o pilar que une todos e traz boas vibrações para todos. Busque olhar para o outro como se enxergasse você mesmo, aprenda a ouvir para depois falar etc.
O egocêntrico pode se tornar uma pessoa melhor, mas para isso será preciso tirar a coroa que ele mesmo colocou em sua cabeça. Além disso, é preciso entender que todos somos iguais e que ninguém merece mais ou menos que ninguém. Empatia é isso! Desista do egocentrismo, porque ele não faz bem para a alma.