Na realidade seriam 8 defeitos, já que avalio a teimosia como um defeito, então vamos colocar a teimosia como o tema e não contabilizá-la e enumerar os 7 defeitos por trás de uma pessoa teimosa.
Lembrando que em minha concepção, a teimosia é “sinônimo” de ignorância. Ignorância que não é a mesma coisa que burrice. Burrice é a qualidade ou a condição daquele que demonstra ser pouco inteligente e o ignorante é aquele que ignora, que não tem ou não busca conhecimento.
O teimoso pode ser inteligente ou pode ser burro, mas não deixará de ser ignorante, pois ignora o essencial, que é a humildade de saber escutar para poder chegar a um raciocínio lógico comum dentro de uma razão.
Confira os 7 defeitos de um teimoso:
1. Soberba
Falta de flexibilidade. Não estar disponível nem disposto a ser flexível e avaliar as opiniões.
2. Insegurança
Receio de estar errado, confirmando assim uma própria certeza sem avaliar outras possíveis certezas e assim chegar a um denominador comum.
3. Tornar-se egoísta
Acha que detém a razão. Não está aberto e centraliza somente em si mesmo a condição da sua certeza.
4. Falta de humildade
Não averigua a opinião alheia para chegar a uma conclusão. Ter humildade não é baixar a cabeça nem ser gentil. Ter humildade é saber escutar os outros. É entender que não somos melhores do que ninguém e também podemos errar. O humilde tende a ser mais inteligente, pois aprende mais com os outros e costuma ser observador. Absorve mais conhecimento por meio dessas qualidades.
5 . Falta de autoconhecimento
A garantia da solução vem da segurança de perceber a capacidade de manobra. Quando conhecemos a nós mesmos, temos a segurança de saber errar e ter a humildade de reconhecer o erro. O Autoconhecimento revela a autossuficiência pela certeza da capacidade e competência.
Você também pode gostar
6. Manipulador e autoritário
Tenta manipular para que sua certeza seja única e soberana sobre o tema e não aceita opiniões contrárias, tentando assim convencer com a autoridade.
7. Ira
Quando encurralado, se sente com raiva.