23 de janeiro – Dia Internacional da Medicina Integrativa
Meditação e Yoga Lúdico na Educação – Uma Abordagem Integrativa
“Quando os homens forem sadios, a sociedade também o será.” – professor José Hermógenes
Meditar é estar consciente de cada momento da vida, é uma prática que alivia tensões mentais, emocionais, físicas, diminui a produção do hormônio de estresse, melhora os padrões cognitivos e reduz sintomas ou sinais de déficit de atenção.
Yoga é ciência, arte e filosofia, um caminho para a autoeducação, pela integração da mente, corpo e emoções, uma das práticas mais antigas do Oriente, declarado em 1º de dezembro de 2016 Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (ONU).
Quando crianças, jovens e adultos são inspirados a conhecer e vivenciar essas práticas integrativas em ambientes educacionais, as habilidades e competências socioemocionais são ampliadas.
A qualidade nas interações humanas ganha mais sentido, a empatia, o sentimento de pertencimento, a identidade pessoal, social e cultural são mais reconhecidos e valorizados.
O ambiente escolar ou educativo torna-se mais acolhedor, pacífico e amoroso, as situações conflituosas podem surgir e são resolvidas com maior diálogo e escuta empática.
As experiências proporcionadas pela prática de meditação e yoga na educação promovem uma visão integral do ser aprendiz, reconhecendo seus saberes, ritmo e habilidades.
Aprender a cuidar de si, do corpo, das relações humanas, do meio ambiente, explorar a criatividade, desenvolver maior estado de concentração, reduzir pensamentos e sentimentos de ansiedade, medo ou timidez, são alguns dos resultados alcançados com educandos, educadores e gestores.
Uma educação de qualidade precisa valorizar a saúde e o bem-estar de todos os atores envolvidos no processo educacional, promovendo saberes e práticas para autodesenvolvimento e autocuidado.
Você também pode gostar
- Conheça a importância do limite na educação das crianças
- Entenda o que é a educomunicação
- Como utilizar música na educação infantil
Nossas experiências em ambientes educacionais, há dez anos, comprovam os benefícios das práticas de Meditação e Yoga Lúdico na Educação.
É uma abordagem integrativa que valida os Pilares da Educação para o Século 21, os Objetivos do Milênio e Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).