Quero falar sobre três aspectos da inteligência espiritual: essência, chamado e missão.
Muito se fala sobre propósito. Virou moda. Só que vincula-se o propósito ao “porquê” de se fazer ou alcançar algo ou à “linha de chegada” de um patamar a ser conquistado. Não tenho a pretensão de dizer que está errado. De forma alguma! Cada um com seus conceitos e você segue aqueles que lhe parecerem bem, ok?
O que quero aqui é, dentro da inteligência espiritual, que carrega princípios da consciência crística, despertar você quanto à profundidade da quarta inteligência.
Pois bem, o que se entende como essência na inteligência espiritual é a combinação de características que cada um de nós carrega em si, derivadas da “partícula Deus” que carregamos no nosso DNA. Aquela abordagem bíblica que diz que somos feitos à imagem e semelhança do Criador, sabe? Agora esse conceito está mais próximo da realidade, depois de estudos realizados por cientistas, que, ao emitirem estímulos às células, perceberam que elas reagem de acordo com a qualidade dos estímulos, com maior intensidade do que sob estimulação química por substâncias. As constatações surpreendem até os céticos.
Em suma, essência é aquilo que carregamos em nós: nossa personalidade, características, comportamentos, valores, crenças e tudo o que nos move ou identifica. A essência nos faz semelhantes e também únicos. Ela dá sustentação ao nosso chamado.
E o chamado? Ele representa aquilo que cabe a nós realizar. Geralmente se manifesta por meio dos dons e talentos. Às vezes, quando não temos noção dos nossos atributos, o chamado virá a nós por meio de uma forte motivação e inclinação para realizar algo. Quando buscamos o desenvolvimento espiritual, seja lá qual for a linha doutrinária que escolhermos, uma vez que pré-dispusermos nossa mente para descobrir o chamado, ele se revelará a nós, muitas vezes por meio das palavras de outra pessoa. Frequentemente isso ocorre de forma surpreendente e extraordinária.
A missão é aquilo que vamos cumprir ou alcançar. É algo factível, que implica em objetivos que impactem outras pessoas e que gerem resultados para nós, sejam morais ou materiais.
Você também pode gostar
- Dicas para revigorar as energias, afinal relaxar é preciso!
- Conheça 5 considerações sobre propósito de vida
- Valorize a riqueza da essência
O chamado nasce da sabedoria de Deus e é comunicado ao coração do homem. A missão nasce da mente do homem como necessidade de ser útil, fazer a diferença e alcançar algo de relevante na vida.
Como podemos ver, esse é assunto para muitas trocas e reflexões. Numa próxima postagem, falarei sobre vocação, propósito e trabalho.