Você sabia? No dia 07 de fevereiro “celebramos”, talvez a palavra mais correta seria lembramos, mas o certo é que este dia é o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas.
Eu sei que este não é o Dia do Índio, ainda lembro do tempo de escola que fazíamos desenhos e tínhamos momentos especiais pra lembrar a data de 19 de abril, como o Dia do Índio. Um dia dedicado para homenagearmos este povo, que como todos sabem foram os primeiros habitantes de nosso país.
Mas o dia 07/02 tem uma outra conotação, a busca de um povo que ainda luta por terras e reconhecimento da sua identidade.
Informação histórica: a data foi escolhida em homenagem a Sepé Tiaraju, líder indígena que tentou combater o domínio português e espanhol no estado do Rio Grande do Sul, no período colonial.
Mas hoje queremos lembrar do povo indígena, como aquele grupo de pessoa (povo) que têm um profundo contato com a natureza e todos os seus elementos, um amor e respeito pela terra, pelo Sol, pela Lua, pelo fogo, pela água…que deveríamos ter como exemplo.
É um povo que guarda suas raízes, sua cultura e tradição que vêm de seus ancestrais.
Aliás esta questão de ancestrais, junto ao respeito pelos mais velhos é algo também admirável e que precisamos resgatar nos dias de hoje.
Respeitar quem vem antes de nós, quem já estava aqui quando chegamos é algo fundamental para termos um mundo melhor, ou pelo menos um planeta melhor habitável.
Você também pode gostar
- Reflita: como temos tratado nossos primeiros habitantes?
- Conheça os diferentes povos indígenas do Brasil
- Conheça a história de um homem que viveu com índios e o que ele aprendeu
Entender o ritmo da natureza e seus ciclos é um respeito à vida que devíamos aprender também com o povo indígena.
Sem dúvida alguma, quando aprendemos mais e buscamos conhecer sua cultura, indo além dos livros da escola, nos deparamos com um povo rico de sabedoria e de história, e descobrimos que eles são muito mais do que simplesmente os primeiros habitantes do Brasil, mas sim um povo que até hoje busca sua valorização como habitantes deste país.