Os oceanos cobrem mais de 70% da superfície do planeta Terra, sendo assim o maior habitat natural do mundo. Juntos, os cinco oceanos abrigam uma quantidade de espécies de animais e também de vegetais que são incontáveis e desconhecidas pelos homens – acredita-se que o ser humano conheça apenas 1% de tudo o que tem no fundo do mar. Segundo alguns estudos, existem aproximadamente 236 mil espécies de animais no fundo dos oceanos, mas apenas 11% delas foram listadas e catalogadas.
Se você não sabe muito sobre os oceanos, antes de conhecer os segredos que existem neles, conheça os cinco oceanos e as suas definições:
Oceano Atlântico
O seu nome foi baseado em um deus grego, Atlas, e é o oceano que separa as Américas, a Europa e a África. As trocas comerciais do mundo são realizadas sobre ele, que é considerado o segundo maior oceano pelo fato de que as suas águas estão cobrindo 20% da superfície terrestre.
Oceano Pacífico
No passado, muitos diziam que as águas deste oceano eram tranquilas e calmas, por isso foi intitulado pacífico. É o maior oceano de todos e cobre aproximadamente um terço da superfície terrestre. Possui diversos vulcões e separa a Ásia, a Oceania e a costa oeste das Américas.
Oceano Índico
O menor dos oceanos, é conhecido também como o “mar da índias” e a sua profundidade pode alcançar cerca de nove mil metros abaixo da sua superfície. As suas águas banham a parte oeste da Oceania, o sul da Ásia e o sudeste e a costa leste da África.
Oceano Glacial Ártico
Situado na região do Polo Norte, este oceano banha algumas partes dos continentes asiático, europeu e porções do continente americano. É o oceano mais raso. Durante o inverno, boa parte das suas águas ficam congeladas.
Oceano Glacial Antártico
Rodeia a Antártida e é alimentado pelas águas do sul dos oceanos Índico, Pacífico e Atlântico. As suas águas podem ultrapassar 60 graus negativos em determinados pontos. Agora que você já sabe quais são os cinco oceanos, atente-se a 10 curiosidades, mistérios e criaturas que habitam em suas águas:
1. Lula-vampiro-do-inferno
Este animal é praticamente uma criatura assustadora capaz de produzir a sua própria luz por meio de tentáculos que brilham. Se a lula-vampiro for perturbada, no mesmo instante ela solta uma tinta brilhosa! Este nome lhe foi dado porque seus olhos são intensamente vermelhos e o seu formato dá a impressão de que há um manto sobre o seu corpo.
2. Fotossíntese nas maiores profundidades
Por mais que não haja luz solar no fundo de um oceano, diversas bactérias produzem o próprio alimento e fazem a fotossíntese a partir do brilho vermelho-escuro de respiradouros.
3. Submarinos desaparecidos
Durante o ano de 1968, quatro submarinos de países distintos desapareceram no fundo dos oceanos. Algumas teorias dizem que estes navios podem ter sido atingidos acidentalmente por torpedos, mas nada foi comprovado e nenhuma parte sequer deles foram encontradas.
4. Tubarão canibal
Um grande mistério se criou quando alguns cientistas conseguiram recuperar as placas que identificavam um tubarão-branco. Ao notarem uma mudança de temperatura muito improvável nas placas, a equipe de cientistas chegou a uma conclusão: o tubarão-branco que eles procuravam tinha sido engolido por um outro muito maior. Por mais que todos saibam que tubarões são animais canibais, esse caso foi assustador, pois, segundo especialistas no assunto, somente um tubarão que pesa mais de duas toneladas poderia ter engolido o outro.
5. A “Atlantis” japonesa
Um mergulhador japonês encontrou, no ano de 1986, nas proximidades da região Yonaguni Jima, diversas estruturas semelhantes a castelos, estádios e até mesmo templos. Algumas pessoas acreditam que essas estruturas são uma cidade que foi destruída e submersa por águas após um forte terremoto, mas alguns cientistas afirmam que essas estruturas são nada mais nada menos do que a geologia básica.
6. Mar de leite
A água branca de uma determinada parte de um oceano foi intitulada “Mar de Leite” por alguns pescadores, mas poucos acreditavam que esse fenômeno realmente acontecia. Alguns cientistas, porém, descobriram que a coloração branca da água tinha uma explicação: um grupo de bactérias. O Instituto de Pesquisa de Monterey afirma que o tipo de bactéria que promove esse efeito nas águas tem o objetivo de atrair os peixes.
7. Triângulo das Bermudas
Esse é um grande clássico! Em 1918, na localização do Triângulo das Bermudas, um navio desapareceu nas águas, levando cerca de 300 tripulantes. Em 1945, cinco aviões de guerra sumiram, deixando muitos questionamentos para o povo. Alguns acreditam que nesse local existam alienígenas, mas pesquisas científicas apostam na ideia de que alguns buracos são formados por determinados gases na região, fazendo com que qualquer coisa que passe por ali seja “engolida” pelas águas.
8. Peixe-dragão
Estas criaturas são encontradas em profundidades de aproximadamente 2 km. Por ser um “ovo flutuante”, a vida desse animal tem início na superfície das águas. Como algumas outras criaturas que vivem em grandes profundidades do mar, o peixe-dragão também pode produzir a própria luz.
9. Vapor do mar negro
Também chamado de “fumaça do mar”, o vapor denso que sai do Mar Negro é motivo de muitos estudos há muito tempo. Este vapor sai do mar por conta da umidade da água do oceano, que acaba neutralizando o frescor que o vento possui logo acima da água. Alguns pesquisadores buscam mais detalhes sobre o assunto, mesmo com a comprovação de que este fenômeno é extremamente comum.
10. Brinicles
Este é o nome dado ao efeito que surge quando a água salgada escapa de dentro do gelo que é formado acima das águas. Semelhante a um redemoinho, esse feito ocorre por fatores naturais e ainda não pode ser explicado por nenhum cientista.
11. Círculo de Colheita Subaquática
Vistos como objetos intrigantes, os círculos de plantações submarinas são considerados demonstrações inusitadas dos baiacus quando estão buscando parceiros. Medindo aproximadamente 1,80m de circunferência, são curiosamente decorados com itens das profundezas do mar. O primeiro círculo foi descoberto em uma ilha japonesa chamada Anami Oshima. Há quem acredite que esse fenômeno seja uma obra de alienígenas.
12. Tubarão-cobra
É raro ver esse tubarão, mas alguns pesquisadores acreditam que essa espécie ataca as suas vítimas como uma cobra, dobrando o seu corpo e engolindo a presa.
13. Água-viva-de-cabeça-vermelha
Este animal pode medir mais de 1 metro de comprimento e a sua cor é surpreendentemente vermelha!
14. Lula-gigante
Considerada uma lenda, a lula-gigante vive nas profundezas dos mares e o seu único predador é o cachalote. Muitas vezes as carcaças destes dois animais são encontradas após combates!
15. Isópode-gigante
Essa criatura não briga nem mata pessoas, ela apenas rasteja no fundo do oceano, de preferência em águas extremamente escuras e frias, como as do Círculo Ártico.
16. Stargazer
Este é um peixe que possui os olhos e a boca em cima da cabeça. São muito traiçoeiros e se escondem na areia, para que, no momento em que uma presa passar, possam saltar e dar o bote! Algumas espécies de Stargazer são elétricas e podem produzir choques letais.
17. Dragão Negro
Este animal é um grande predador das águas profundas e seu nome define muito bem a sua espécie: a maioria das suas presas produzem luz própria, enquanto o seu estômago impede que a luz se irradie de alguma forma pelo seu corpo.
18. Enguia-pelicano
Também conhecido como peixe-pelicano, este é um dos animais mais estranhos que vivem nas profundezas. Ele possui uma boca enorme, que o torna capaz de engolir coisas maiores do que ele mesmo!
Você também pode gostar
- Produtos feitos a partir do plástico retirado dos oceanos
- Saiba mais sobre o Dia do Oceano
- Jovem cria máquina para limpar plástico dos oceanos
19. Peixe-machado
Esta criatura vive em longas profundidades e consegue pegar a comida que está acima dele, já que olhos que se inclinam para cima. A explicação do seu nome é fácil: seu corpo possui forma similar a um machado.
20. Polvo-de-anéis-azuis
Considerado um dos animais mais perigosos dos oceanos, este polvo possui um veneno muito potente e é indicado que qualquer ser vivo se mantenha longe dele!