O sonho de uns é o pesadelo de outros: a chegada do inverno. Para as pessoas que não gostam do calor, do suor e dos pernilongos que aparecem com o verão, o inverno é a melhor estação do ano. Diferentemente do outono e da primavera, no inverno a maioria dos dias é de frio, sendo mais fácil até decidir qual roupa usar. Porém, mesmo as pessoas que são apaixonadas pelo frio podem ser atingidas por doenças de inverno. Com certeza você já ouviu falar em friagem, por exemplo, ou percebeu que as gripes e os resfriados se tornam mais frequentes nessa época do ano.
Como o ar fica mais seco durante o inverno, os vírus que causam doenças respiratórias se espalham com mais facilidade. Além disso, aquela rotina de manter todas as portas e janelas fechadas para preservar o ambiente aquecido impede que o ar circule adequadamente, permitindo que uma pessoa doente contagie a outra, se estiverem no mesmo local.
Embora as doenças de inverno sejam amplamente conhecidas, elas podem nos pegar de surpresa quando postergamos alguns métodos de prevenção. Manter o ar circulando nos ambientes e lavar roupas de frio antes de usá-las, para tirar o pó, são duas formas de preservar o seu sistema respiratório.
Se você quer uma proteção ainda mais efetiva contra espirros, tosses e coriza, uma boa saída é aumentar a sua imunidade. As receitas de inverno são pensadas especialmente para fortalecer o seu organismo contra os vírus que podem tentar invadir seu corpo. Confira cada uma delas e escolha a que mais combina com seu gosto!
Receitas de inverno
1) Bebida matinal
Ingredientes:
- 15 gotas de própolis;
- 1 colher (chá) de mel;
- Suco de 1 limão;
- 1 colher (chá) de cúrcuma;
- 1 pitada de pimenta-do-reino;
- 1 colher (chá) de gengibre em pó;
- 1 xícara de água.
Preparo:
Em um copo, misture todos os ingredientes. Quando acordar, em jejum, tome a bebida. Ela te trará mais energia, por conter ingredientes como pimenta, limão e cúrcuma, e vai auxiliar na manutenção da saúde da sua garganta, devido à presença de gengibre, própolis e mel.
2) Pudim de pinhão
Ingredientes:
- 1 lata de leite condensado;
- 1 vidro de leite de coco;
- 3 ovos;
- 3 xícaras de pinhão cozido e descascado.
Preparo:
No liquidificador, bata todos os ingredientes até formar uma massa lisa e homogênea. Asse em uma forma de pudim, deixando-a tampada e em banho-maria. Depois de uma hora, o pudim de pinhão estará pronto. Essa sobremesa auxilia no aumento da imunidade, já que o pinhão é uma fonte de ômega 6, que fortalece os sistemas de defesa do organismo.
3) Sopa de frango e quinoa
Ingredientes:
- 1 xícara (café) de quinoa;
- 1 xícara (chá) de filé de frango;
- 1 xícara (chá) de abóbora;
- 2 xícaras (café) de chuchu;
- 1 colher (sopa) de cebola;
- 1 dente de alho picado;
- 1 colher (café) de óleo de girassol;
- 800 ml de água.
Preparo:
Comece descascando a abóbora e o chuchu, para depois remover as sementes de ambos. Corte-os em cubos. Depois, cozinhe o frango e o desfie, reservando o caldo para mais tarde. Na panela, refogue a cebola e o alho usando o óleo de girassol. Acrescente os legumes, o frango, a quinoa, o caldo e a água. Cozinhe por 20 minutos e prove o resultado!
A sopa de frango e quinoa é essencial para as pessoas que desejam aumentar a imunidade, porque esses dois ingredientes têm proteínas benéficas para o corpo, além de conterem pouca gordura. O fortalecimento do sistema imunológico é garantido!
4) Caldinho de feijão
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de feijão preto;
- 2 folhas de louro;
- 1 xícara (chá) de cebola picada;
- 1 dente de alho amassado;
- 2 tomates sem sementes cortados em cubos;
- 1 colher (sopa) de salsinha;
- 1 colher (sopa) de óleo de girassol;
- 2 litros de água.
Preparo:
Coloque o feijão em um refratário e cubra-o com água. Depois de 1 hora, escorra o líquido acumulado. Na panela de pressão, coloque o feijão, o louro e a água. Assim que a panela pegar pressão, cozinhe por 20 minutos. Em alguns casos, pode ser necessário cozinhar por mais cinco minutos. Então, você deve retirar o louro e esperar esfriar. Bata o feijão no liquidificador até formar um caldo. Refogue o alho e a cebola no óleo de girassol e acrescente o tomate e a salsinha, até ficarem murchos. Para finalizar, é só acrescentar o caldo de feijão e esperar ferver por cinco minutos em fogo baixo.
O feijão é uma fonte de proteína que permite o fortalecimento dos ossos, dos músculos e do sistema imunológico. Na forma de caldo, pode ser consumido antes ou depois das refeições. Se quiser um toque especial e quente, acrescente uma dose de cachaça ao final da receita!
5) Sopa de cogumelos e grão-de-bico
Ingredientes:
- 2 xícaras de grão-de-bico cozido;
- ½ xícara de cogumelos frescos fatiados;
- 1 cenoura pequena cortada em rodelas;
- ½ xícara de floretes de brócolis;
- 1 cebola pequena picada;
- ¼ xícara de alho-poró picado;
- ¼ xícara de cebolinha verde picada;
- 2 colheres (sopa) de salsinha picada;
- 1 colher (sopa) de óleo vegetal;
- Sal e pimenta.
Preparo:
Refogue o alho-poró e a cebola no óleo, em uma panela. Acrescente o sal e o grão-de-bico assim que a cebola estiver transparente. Observe o nível que os ingredientes sólidos ocupam na panela e acrescente uma camada de água que seja o dobro dessa medida. Tampe a panela e abaixe o fogo quando começar a ferver. Coloque as cenouras e os cogumelos, acrescente mais sal e deixe a panela tampada, em fogo baixo. Quando começar a ferver de novo, acrescente os brócolis e a salsinha. Mantenha a panela fechada por cinco minutos antes de servir!
Você também pode gostar
- Veja quais são os indícios de que a sua imunidade está baixa
- Inclua na sua alimentação os alimentos que aumentam a imunidade
- Aproveite ao máximo as suas energias no inverno
- Combinações de alimentos que fortalecem sua saúde
- Cinco motivos para incluir cogumelos no seu cardápio
- Flor Amor-Perfeito: saiba mais sobre essa PANC da estação de Inverno
A sopa de cogumelos e grão-de-bico é uma opção de receita de inverno vegana, para as pessoas que não se alimentam com produtos de origem animal. A proteína existente no grão-de-bico e nos cogumelos é essencial para aumentar a imunidade do organismo e garantir que as doenças de inverno não cheguem até você.
Agora que você já conhece cinco tipos de receitas de inverno, está na hora de testá-las! Chame seus familiares para ajudar a preparar esses alimentos deliciosos e transforme o inverno na estação mais quente dentro do seu coração!