Com o surgimento de diversos problemas crônicos e doenças degenerativas, cada vez mais há a procura por sistemas de cura alternativos e medicinas complementares.
A soma de hábitos ruins e comida de baixa qualidade fez surgir problemas de saúde que a medicina moderna não consegue solucionar, e dessa forma medicinas ancestrais como o Ayurveda entram em foco com a ideia central da prevenção.
Medicina Moderna X Ayurveda
Com toda a fé que desenvolvemos no século passado na ciência e medicina moderna, por que cada vez mais pessoas buscam racionalidades médicas ancestrais como o Ayurveda e a Medicina Chinesa?
A resposta está na vontade de viver os últimos anos com saúde e sem problemas crônicos. A medicina moderna é uma excelente ferramenta de correção para doenças e problemas graves, sabemos disso. Mas mesmo com o surgimento de um novo pensamento integrativo nos médicos de hoje, a indústria farmacêutica ainda domina o meio das ciências médicas modernas. E assim fez-se das doenças o mercado mais lucrativo do mundo, investindo-se pouco em prevenção e apostando na possibilidade quase que infinita de correção em curto prazo.
Mas o Ayurveda possui foco na prevenção e, antes de receitar qualquer ferramenta (intervenções, fitoterápicos) de correção, atua na mudança de estilo de vida e na supressão de hábitos prejudiciais.
Dessa forma evitamos que novas doenças se formem ou que novos desequilíbrios continuem aumentando as doenças já instaladas, podendo-se em médio prazo reduzir efeitos nocivos no corpo e partir para um reequilíbrio integral e completo.
Como Funciona a Prevenção no Ayurveda?
O Ayurveda aposta na adequação do estilo de vida ao biotipo de cada indivíduo. Ou seja, antes de receitar qualquer mudança na vida de alguém, o terapeuta ayurvédico realiza um diagnóstico completo e traça um biotipo psicofísico chamado de Dosha.
Esse diagnóstico permite que hábitos (ruins ou bons) sejam adequados à capacidade e necessidade de cada um, e que a alimentação seja ajustada de acordo com o fogo digestivo e a necessidade não só de nutrientes, mas de sabores e propriedades especiais dos alimentos para cada conjunto corpo-mente.
E dessa forma traça-se um caminho terapêutico de prevenção e cura em todos os níveis da vida, incluindo alimentação, rotina, sono, exercícios adequados e muito mais. Isso aumenta a longevidade, melhorando a absorção de nutrientes (físicos e emocionais) e diminuindo o desgaste dos tecidos.
Você também pode gostar
- Conheça a história da medicina Ayurveda
- Descubra a nutrição Ayurveda e equilibre seu organismo
- Entenda o que são os Doshas no Ayurveda
Rotina Diária e Hábitos Saudáveis
A ideia de prevenção no Ayurveda tem o nome de Svastravitta e possui a sua base nos hábitos adequados e estilo de vida saudável. A base da saúde, de acordo com o Ayurveda, está ligada a três fatores essenciais: alimentação, sono e atividade sexual saudável.
Quando nos alimentamos adequadamente, não são geradas toxinas, chamadas de AMA, que prejudicam a distribuição da energia densa e sutil no corpo, e permite-se uma absorção adequada de nutrientes.
Quando adequamos nosso sono e dormimos o suficiente sem viciar os tecidos corporais, conseguimos uma digestão sutil completa, um descanso absoluto e uma reconstrução celular perfeita.
Quando entendemos a rotina sexual saudável para o nosso biotipo, deixamos de desgastar excessivamente o nosso corpo e, além de evitar desperdício de energias densas e sutis, conseguimos uma atividade sexual completa e plena.