Saúde Integral

Como seu tipo sanguíneo determina sua personalidade

bolsas de sangue com o tipo sanguíneo escrito nelas
Charlie-Helen Robinson / Pexels / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Karl Landsteiner foi um cientista que, entre 1900 e 1901, decidiu provar a tese de que existem diferenças entre os sangues de cada pessoa. A partir de estudos iniciais com amostras de sangue de voluntários, ele identificou o que hoje chamamos de grupos sanguíneos, essenciais para o sucesso das transfusões de sangue. Sem essa descoberta, o procedimento poderia resultar em morte até os dias atuais, já que há o risco de interação negativa entre sangues de grupos diferentes.

Com a evolução da ciência, constatou-se a existência de quatro grupos sanguíneos: A, B, AB e O. Cada um deles pode apresentar rH positivo ou negativo, levando aos tipos A+, A-, B+, B-, AB+, AB-, O+ e O-. A maioria das pessoas sabe qual é o seu tipo sanguíneo, já que essa informação pode salvar a vida dela em uma emergência.

Mas você sabia que o seu tipo sanguíneo também pode dizer muito sobre a sua personalidade? A seguir, aprenda mais sobre isso e entenda o estudo que sugere esse fato surpreendente. Tenha em mente qual é o seu tipo sanguíneo e nos acompanhe!

Tipo sanguíneo define a personalidade?

No Japão, em 1927, um professor de psicologia chamado Takeji Furukawa, da Universidade Ochanomizu, desenvolveu uma teoria um tanto peculiar. O título dela era “Pesquisa dos Temperamentos Relacionados aos Tipos Sanguíneos”.

O que dizia esse estudo? Depois de observar as diferenças nos comportamentos de alguns estudantes de psicologia, Furukawa analisou o que poderia levar às semelhanças e às diferenças entre eles. Ao observar o tipo sanguíneo de cada grupo, ele concluiu que os temperamentos eram consequências dessa característica biológica, que interfere na maneira com que o cérebro funciona.

Segundo o professor, partes diferentes do cérebro são ativadas por cada um dos tipos sanguíneos ao receberem a mesma pergunta. Sendo assim, eles reagem de maneiras distintas, daí as especificidades no comportamento dos grupos.

Três tubos de sangue coletados
jarun011 / Getty Images / Canva

À época, porém, a maioria das pessoas não sabia o próprio grupo sanguíneo, então a investigação ficou limitada a poucos voluntários. Dessa forma, a teoria acabou desacreditada pela comunidade científica. Ainda assim, ela conquistou atenção da mídia e, na década de 70, foi publicada em forma de livro, tornando-se um elemento cultural japonês.

O livro “Compreendendo a afinidade por tipo sanguíneo” foi escrito pelo jornalista Masahiko Nomi, inspirado nas primeiras pesquisas do psicólogo e baseado em mais de 30 anos de observação e análise da relação entre os tipos sanguíneos e as personalidades.

Agora que você já sabe que essa característica biológica realmente define o temperamento, veja como isso acontece e saiba se você se identifica com a personalidade associada ao seu sangue!

Grupo sanguíneo A

O tipo A é considerado o mais centrado e o mais contido de todos. Com características que tendem à introspecção, essas pessoas podem preferir ficar sozinhas em alguns momentos e, quando se comprometem com alguém, desejam que o relacionamento seja duradouro e estável.

A gentileza e a atenção que dedicam às outras pessoas são admiráveis, e isso acontece mesmo quando não concordam com o posicionamento de outrem. No entanto, por serem pessoas determinadas e que dificilmente perdem o controle sobre a situação, quem é do tipo sanguíneo A pode manifestar uma teimosia intensa em determinadas situações.

Uma vez questionado, o grupo A tende a usar uma região do cérebro cuja função é a formação de frases. Assim, enquanto ouve a primeira pergunta, vai criando mais questionamentos na cabeça, o que explicaria o fato de ser controlador sobre o que está por vir.

Grupo sanguíneo B

As pessoas do tipo sanguíneo B agem com espontaneidade, são extrovertidas e atraem outras pessoas com facilidade. Quando criam laços com alguém, tornam-se muito carinhosas, ainda que não demonstrem seus sentimentos para qualquer um. Se passar pela experiência de não ter um amor correspondido, é provável que supere e parta para a próxima.

Tubo de sangue tipo B
Richard Villalonundenfined undefined / Getty Images / Canva

Em relação às obrigações, costumam fazer tudo em seu tempo, sem se preocupar, então podem passar uma imagem de que são desleixadas e relaxadas, ainda que sejam apenas conscientes de seus limites. Caso se sintam cobradas quando estiverem estressadas, a chance de explodirem em um ataque de raiva é muito alta.

Essa impulsividade tem a ver com a liberação da adrenalina ao produzir os próprios pensamentos. Nas entrevistas conduzidas por Furukawa, o tipo B foi bastante sincero, respondendo com muita rapidez, sem pensar muito.

Grupo sanguíneo AB

Alguém que é do tipo sanguíneo AB tem como características a tranquilidade e a facilidade para interagir com outras pessoas. Essa pessoa gosta de dormir e de descansar e não se apressa para fazer as atividades que são suas obrigações, principalmente se envolverem algo que não gosta de fazer. Com autenticidade, ela revela facilmente o que está sentindo tanto no trabalho quanto nos relacionamentos.

A sua personalidade expansiva pode soar um pouco irritante para as pessoas mais contidas, porque o desejo de falar alto e a dificuldade de dar espaço para os outros dizerem o que pensam vão contra a ideia que a maioria tem de um diálogo respeitoso e leve. Ainda assim, são pessoas calorosas e que se preocupam com os outros.

O jeito criativo e um pouco distraído levou o tipo AB a fugir das obviedades nos testes, dando respostas longas, que, muitas vezes, não eram o que havia sido perguntado.

Grupo sanguíneo O

É representado por pessoas alegres, que vivem com leveza e que gostam de se relacionar com quem tem esse mesmo espírito. Elas gostam de ficar em casa nos feriados e de sair com amigos ou com casais, se tiverem companhia, em dias casuais. É essencial que estejam sempre com alguém que valoriza a família e que tem a gentileza como lema.

Tubo de sangue tipo O
Richard Villalonundenfined undefined / Getty Images / Canva

Ainda que o tipo O seja responsável por pessoas muito alegres, quando elas sentem raiva podem se tornar agressivas e grosseiras. Por precisarem de atenção e de carinho, elas devem estar sempre cercadas de quem as ama, para garantir que esse lado negativo não se mostre com tanta frequência.

Elas também não gostam de ser testadas, por isso demoravam a responder nas entrevistas, mas usavam uma parte do cérebro que garantia respostas bem objetivas.

Tipos sanguíneos e personalidades no Japão

A “ciência dos tipos sanguíneos” tornou-se tão importante para o Japão que até mesmo em entrevistas de emprego o tipo sanguíneo deve ser divulgado. Nas revistas e programas japoneses, os horóscopos dos grupos sanguíneos são atualizados constantemente, inclusive discutindo a compatibilidade entre eles no amor.

Os animes, mangás e videogames, muito populares entre os jovens no país, não raramente mencionam o tipo sanguíneo dos personagens ao longo da história. Empresas também analisam quais são os gostos de grupo para entender quais produtos podem agradar à maioria da população e, assim, obter mais sucesso.

No esporte, há rumores de que o time feminino japonês de softball que conquistou a medalha de ouro nas Olimpíadas de Beijing em 2008 baseou-se na teoria para personalizar os treinos de cada atleta.

Na política, o ministro Ryu Matsumoto renunciou ao cargo após se exaltar durante uma reunião televisionada com oficiais locais. Em seu último discurso no governo, ele disse que estava fadado ao fracasso por ser do grupo sanguíneo B.

No Japão, a crença na relação entre o temperamento e o grupo sanguíneo é tão forte que até virou motivo de assédio, o chamado “bura-hara”. Há relatos de casos de bullying, término de relacionamentos e perda de empregos por causa disso.

Você também pode gostar

Para o professor da Nihon University, Masao Ohmura, a popularidade dessa teoria no país tem a ver com a necessidade de se diferenciar, já que os japoneses são bastante parecidos fisicamente.

Sendo assim, os estudos nessa área crescem a cada dia. O Human Science ABO Center, instituto criado pelo autor do livro que popularizou o tema, busca estudá-lo mais a fundo, reunindo milhares de pesquisas e evidências nesse sentido.

Em uma das linhas de investigações mais atuais, Terumitsu Maekawa, professor da Toko’s Asia University, estuda, com base em pesquisas empíricas, a relação entre tipos sanguíneos predominantes e as crenças religiosas de determinado local (de acordo com ele, pessoas do tipo A são mais adeptas ao monoteísmo, e do B, ao politeísmo).

Entre as várias vertentes dessa teoria, o temperamento pode estar associado ao tipo sanguíneo. Então compartilhe este artigo com as pessoas que você conhece e identifique as coincidências que existem entre vocês, em um processo de autoconhecimento divertido, prazeroso e muito importante!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br