Por valorizar muito a prática da Meditação, Nisargan, do Espaço Presença, sempre questiona se a sua aplicação é bem utilizada ou não. Assim, neste vídeo, ele faz uma análise crítica em torno dessa prática, apontando para o perigo de ela se tornar o que se chama de McMindfulness.
E o que é McMindfulness? É o uso da Meditação para tornar o praticante mais escravo ou aprisionado ao sistema do que ele já é.
Para Nisargan, esse realmente é um perigo, pois essa finalidade é justamente a oposta do propósito essencial da meditação: conectar seus praticantes às suas verdades internas mais profundas e sábias.
E esse perigo é tanto maior quanto mais o praticante considera que a Meditação é um tipo de calmante ou anestesia aos incômodos da vida. Portanto, se a pessoa pratica a Meditação para não responder aos dessabores da vida coerentemente com suas verdades internas, corre o risco de continuar espetada por espinhos sem procurar removê-los.
Com essa atitude frente à Meditação, o praticante se sujeitará a fazer coisas que vão contra sua própria natureza, seu próprio bom senso, sua própria compaixão, sua própria intenção ou contra seu propósito de vida, o que, de novo, é justamente o oposto do que o resultado natural da verdadeira Meditação.
Você também pode gostar
- Conheça os tipos de meditação e saiba com qual você se identifica!
- Saiba tudo sobre a meditação budista
- Entenda a diferença entre o relaxamento e os benefícios da meditação
Que fique claro, muitas vezes o natural manifesto pela Meditação autêntica pode ser rebeldia, pode ser protesto, pode ser indignação e pode levar a pessoa a não se sujeitar ao comando ou à lógica do sistema. Tudo isso porque, com a clareza de consciência que a Meditação traz, as verdades são vistas tais como elas são, tanto as externas como as internas, o que dá clareza para perceber o quanto elas estão ou não estão em ressonância entre si.
E aí qual é a sua impressão profunda sobre o tema? Convidamos você a conferir neste vídeo os apontamentos de Nisargan e a verificar o que ele coloca como sendo a proposta da Meditação em sua essência.