Muitas pessoas convivem com desconfortos estomacais. Algumas têm gastrite, outras simplesmente se alimentam mal e, por isso, prejudicam a digestão e o funcionamento do organismo. Existem algumas receitas de chás que podem ser extremamente eficazes na hora de combater os sintomas e promover o alívio de desconfortos. Você conhece algum chá para dor de estômago e gastrite? Hoje, vamos ensinar você a fazer o chá de espinheira-santa, que é um dos mais indicados para os problemas estomacais.
A espinheira-santa é uma planta que possui inúmeras propriedades medicinais e contém nutrientes importantes, como a Epigalocatequina, que regula o ácido clorídrico do estômago, e os ácidos silícico e tônico, que agem como antissépticos e cicatrizam lesões. Além disso, esses ácidos combatem lesões ulcerosas do órgão. Ademais, essa planta produz os taninos, que auxiliam no controle das fermentações gástricas.
O fato é que a espinheira-santa é um poderoso remédio natural quando o assunto é qualquer problema relacionado ao estômago. Essa planta medicinal age no combate à gastrite e às úlceras, alivia queimações e azia, além de ter efeito diurético e aliviar também os gases. Veja a seguir a receita desse chá para dor de estômago e gastrite:
Chá de espinheira-santa
Esse chá age como um neutralizador da acidez do estômago e regenerador do tecido estomacal. Você pode tomá-lo em meio a uma crise de gastrite, quando estiver com azia, dor ou incômodo no órgão.
Ingredientes:
– 01 colher de sopa de folhas de espinheira-santa (preferencialmente secas);
– 250 ml de água.
Modo de preparo:
Coloque somente a água em uma chaleira e deixe-a ferver. Assim que a água atingir a fervura, desligue o fogo, adicione as folhas de espinheira-santa, tampe novamente a chaleira e deixe-a em infusão por aproximadamente 10 minutos. Depois, coe as folhas, sirva o chá em uma caneca e tome-o morno.
Dicas: Você pode tomar esse chá em jejum, cerca de 30 minutos antes de fazer as suas refeições ou depois delas, pois, além de aliviar desconfortos e regular a acidez do estômago, ele auxilia na digestão. O indicado é consumi-lo, no máximo, três vezes ao dia.
Quando não consumir espinheira-santa
Que essa planta é um poderoso ingrediente de chá para dor de estômago e gastrite você já sabe, é preciso, no entanto, atentar-se às contraindicações:
Esse chá é contraindicado em períodos de gestação, de tentativa de gravidez e durante tratamentos de infertilidade da mulher, pois ele pode ser abortivo. Além disso, não é indicado para mães que amamentam, pois as propriedades dele podem reduzir a produção de leite materno.
Você também pode gostar
- Conheça 15 chás que podem curar dores de estômago
- Atente-se aos 20 alimentos que fortalecem a imunidade
- Saiba tudo sobre a gastrite nervosa e a conexão entre cérebro e intestino
Alerta: O excesso de consumo do chá de espinheira-santa pode causar reações adversas, como náuseas, boca seca, dores de cabeça, cistite, entre outros problemas que podem ser evitados!