Como está a sua saúde física? Você provavelmente se baseia no comportamento do seu corpo e na frequência com que vai ao médico e faz exames para responder a essa pergunta, certo? E se a pergunta for: como está a sua saúde emocional, você vai conseguir responder com a mesma facilidade?
Apesar de parecer simples, esse questionamento pode ser um pouco complexo. “Um estado de bem-estar no qual o indivíduo realiza suas próprias habilidades, lida com os fatores estressantes normais da vida, trabalha produtivamente e é capaz de contribuir com a sociedade.” É assim que a Organização Mundial da Saúde (OMS) define saúde emocional.
Dessa forma, esse fator é influenciado pelos nossos comportamentos, pensamentos, sentimentos e características psicológicas e mentais. A saúde emocional abrange um mundo de significados na vida de cada pessoa, mas diz respeito, basicamente, à capacidade de controlar as emoções para ter ações mais harmoniosas. Algumas características de uma boa saúde emocional são:
- Altos níveis de satisfação e felicidade.
- Maior entusiasmo e otimismo com a vida.
- Equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
- Autoconfiança e autoestima elevadas.
- Mais facilidade para lidar com o estresse e os desafios.
- Flexibilidade para se adaptar às mudanças.
- Relacionamentos saudáveis.
- Compreensão acerca dos próprios sentimentos.
- Pensamento positivo.
Além desses benefícios, você sabe quais são os impactos de uma vida emocionalmente saudável no seu dia a dia? Canalizar as energias positivas para o seu cotidiano vai lhe dar mais disposição para enfrentar os compromissos e tarefas, uma vez que você vai ter animação para que tudo dê certo.
As boas vibrações também vão dar a sensação de bem-estar prolongada. Tanto a curto quanto a longo prazo, você vai conseguir sentir-se mais alegre e, consequentemente, em equilíbrio e pleno durante os dias.
Porém, além das vantagens para a sua saúde mental e emocional, o pensamento positivo contribui inclusive para a saúde física, evitando doenças e até curando enfermidades por meio da regulação da produção de hormônios. O otimismo reduz o envelhecimento e ainda diminui as chances do desenvolvimento de doenças cardíacas.
O otimismo e pensamento positivo são padrões de comportamento, pensamentos e emoções. Assim, essa habilidade só precisa de prática para ser incluída na sua rotina de forma permanente, sem que você nem perceba. Hoje, vou lhe dar dicas de exercícios para ter pensamento positivo e, se você quiser saber mais sobre o assunto, confira aqui o artigo “Como o pensamento positivo sobre os outros ajuda você”.
Autoconhecimento
O quanto você realmente se conhece? Um dos exercícios para treinar o pensamento positivo no dia a dia envolve o autoconhecimento. Você precisa identificar seus pensamentos e emoções ao longo dos dias para melhor compreendê-los e transformá-los. Para isso, saia do “piloto automático” e comece a registrar o que se passa pela sua cabeça.
Antes de dormir, você pode escrever um diário relatando como foi o dia que passou e o que os eventos despertaram em você, sentimentos e pensamentos positivos ou desafiantes. Depois de uma semana, observe as suas anotações e responda: você teve mais emoções positivas (como aceitação, afeto, esperança, gratidão e segurança) ou negativas (como nojo, medo, frustração, culpa e rancor)?
Permita-se sentir
Ao analisar o diário, você precisa entender que não é errado ter pensamentos ou sentimentos negativos, pelo contrário, eles são muito úteis para a sua construção de identidade ao longo da vida. Portanto, permita-se sentir e não se recrimine por isso. Deixe que as emoções passem por você e depois tente ressignificá-las para melhorar a saúde emocional.
Sorria
Sorria mais. Simples, não é? Mas faz toda a diferença! O sorriso é um hábito que pode diminuir os seus níveis de estresse e promover mais pensamentos positivos e bem-estar no cotidiano. Sem falar que ele é contagiante e pode melhorar o dia das pessoas que convivem com você também. Portanto, não pense antes de pensar em sorrir, simplesmente sorria.
Seja gentil com os outros e consigo mesmo
A gentileza na rotina também pode estimular a sua felicidade e fazer do pensamento positivo um hábito. E esse pode ser um exercício para os atos mais simples, como segurar a porta do elevador ou ajudar alguém com compras pesadas. Mas você precisa praticar a compaixão consigo mesmo também. Tire um tempo para você, cuide do seu corpo e mente e não se compare aos outros. Lembre-se sempre de que cada um tem as suas qualidades e desafios. Aceite-se, perdoe-se e se enxergue com amor.
Cultive os bons relacionamentos
Relacionar-se com pessoas que ama faz parte do bem-estar e felicidade de todas as pessoas. Por isso, cultivar esses relacionamentos é outro exercício para ter pensamentos positivos e melhorar a saúde emocional. Entre em contato e se conecte com os entes e amigos queridos: essa simples atitude vai mudar os seus dias.
Prepare-se para os momentos mais desafiantes
Mesmo com o pensamento positivo, é impossível escapar dos momentos de adversidade e desafio. Por isso, uma dica para manter o otimismo é tentar se preparar para passar por essas experiências. Crie estratégias para lidar com as frustrações. Por exemplo: os engarrafamentos o estressam? De que forma você pode preencher esse tempo perdido? Reestruture sua rotina nesse momento. Use e abuse da criatividade! Ouça músicas, podcasts e até faça aquele curso que quer fazer há muito tempo, mas não tinha encontrado uma “brecha” entre os compromissos.
Então, o que é qualidade de vida para você? Quantos pensamentos positivos já teve hoje? E quantos negativos? Se você atrai o que vibra, que tal começar a ter mais otimismo para ter mais experiências positivas? A Programação Neurolinguística (PNL) é uma ótima alternativa para mudar de forma eficaz os seus hábitos negativos do cotidiano.
Você também pode gostar
Por meio de exercícios que envolvem sons, imagens e toques, por exemplo, a PNL treina o cérebro para estimular os aspectos positivos e motivar o indivíduo. A saúde emocional é um conceito que deve ser constantemente impulsionado para melhorar o seu desenvolvimento pessoal. Se você se interessou pela PNL e quer conhecer outras metodologias e técnicas para estimular o pensamento positivo, clique aqui.
Deixe o seu comentário. Espero você no próximo texto!