A pedra ametista é conhecida por sua coloração lilás e extrema beleza. Não à toa, é usada na confecção de joias e enfeites, mas, para além de sua beleza e uso como acessório, essa pedra tem um poder místico que é valorizado desde os tempos antigos.
Esse cristal é cheio de simbologias e energias, com um alto poder de transmutação e proteção. Neste artigo, você vai saber um pouco mais sobre essa pedra preciosa rica em beleza e com frequências vibracionais poderosas.
Características da ametista
A pedra ametista pertence à classe química dos silicatos – compostos constituídos pelos elementos químicos silício e oxigênio, sendo os principais minerais formadores de rocha, englobando aproximadamente 90% da composição da crosta terrestre.
É uma variedade de quartzo de cor violeta, que pode se apresentar de um roxo bem claro até bem escuro – quanto mais escuro, mais valor esse cristal tem. O que confere essa cor arroxeada é a presença de impurezas férricas, mais precisamente graças a uma interação complexa entre ferro e alumínio.
É uma pedra geralmente transparente ou semitransparente, com brilho vítreo, o que permite enxergar através dela com nitidez. Como todo quartzo, é uma pedra que não tem clivagem (tendência a se quebrar sempre em determinas direções), então pode ser lapidada com maior facilidade. Os cristais da ametista crescem sempre sobre uma base, em uma sobreposição irregular de lâminas.
O Brasil é o maior produtor mundial de ametista, a qual pode ser encontrada no Rio Grande do Sul, no Paraná, nas Minas Gerais e na Bahia, estados em que se encontram as principais jazidas. Em Ametista do Sul (RS), é bem comum encontrar geodos (formações rochosas constituídas externamente por calcário e internamente por cristais de quartzo e/ou depósitos de calcedônia) com mais de 2 metros de altura.
Se você quiser saber mais sobre as funções da ametista, seus efeitos terapêuticos e como usar e cuidar dessa pedra, confira este material completo que preparamos:
Simbologias da ametista
Acredita-se que a origem do nome “ametista” vem do grego “amethustos” (= “não intoxicar”) e está associado a outro termo grego, “amethystós” (= “não ébrio”). Suas propriedades de proteção contra doenças e má sorte são apreciadas desde a Antiguidade.
Os antigos egípcios já usavam a ametista como pedra preciosa. Entre gregos e romanos, era a pedra da lealdade e prevenia a intoxicação. Já os bispos católicos usavam essa gema nos anéis para simbolizar força, fé e espiritualidade.
Na mitologia grega, o nome está relacionado a Dionísio, deus do vinho. Inconformado por ser desprezado pelos mortais, Dioniso prometeu se vingar, jogando seus tigres sobre a primeira pessoa que cruzasse seu caminho. A jovem Ametista estava a caminho do templo de Diana e acabou sendo atacada pelos animais.
Ao ver o desespero da jovem, a deusa Diana resolveu transformá-la em um cristal, a fim de aplacar sua dor. A coloração púrpura deve-se ao fato de Dionísio, arrependido, ter despejado vinho sobre a pedra, como uma oferenda.
Por estar ligada ao pensamento, a ametista é a joia de cursos de ciências humanas, como Letras, História, Geografia e Pedagogia. Na astrologia, ela está associada aos signos de Câncer, Escorpião e Peixes.
Quais são as energias da ametista?
Com tanta história e simbologia, a ametista é inegavelmente uma pedra dotada de poderes incomparáveis. Seu poder de transmutação limpa as energias negativas, tornando-as positivas. Além disso, ela ajuda a aumentar a concentração, o que favorece a meditação e as atividades que requerem foco.
Associada aos chakras superiores – laríngeo, coronário e frontal (mais especificamente este último) –, a ametista reforça a motivação e o equilíbrio mental e físico, principalmente em relação aos hormônios e aos sistemas respiratório e imune, purificando o corpo.
É uma pedra que também age como coadjuvante no tratamento de estados depressivos e ansiosos. Protege contra más influências, aumenta a vitalidade e colabora para a evolução espiritual.
Sua cor aguça a criatividade e transmite calma, contemplação e tranquilidade, além de estimular a intuição e a espiritualidade. As tonalidades da ametista são indicadas para ambientes que precisam de purificação de energias, pois acalmam mentes e corações.
Você também pode gostar
- Impressione-se com os 6 cristais que possuem poderes mágicos
- Aprenda a usar os cristais para beneficiar a sua vida
- Encante-se com o poder da cristaloterapia
São cores que representam o mistério, a intuição, a sinceridade, a purificação e a transformação. Simbolizam o mundo metafísico e o contato com o todo espiritual.
Você verificou como a ametista é uma pedra especial, não é mesmo? Além de sua inegável e extrema beleza, essa gema tem características únicas e várias utilidades, seja como joias, seja como objeto de decoração. Seu uso na esfera espiritual é, sem dúvida, o mais abrangente. Mesmo que essa não seja a pedra do seu signo, por exemplo, nada o impede de usá-la, já que ela é poderosíssima e capaz de protegê-lo da negatividade e de trazer o fluxo das boas vibrações. Experimente o poder dessa pedra magnífica e renove suas energias!