Há muito tempo o homem domestica e cuida de animais para diversas finalidades, como transporte, abate, insumos, convivência etc. Pensando sempre em otimizar o manejo, os tratamentos e facilitar a manutenção da saúde dos animais, o homem vem aplicando métodos surpreendentes, como é o caso da homeopatia. Até as questões que envolvem o abate vêm sendo aperfeiçoadas de modo que seja rápido e com menos sofrimento possível.
A legislação contribui para que os animais, de modo geral, sejam respeitados em sua condição de seres vivos. Saiba agora sobre como pode ser empregada a homeopatia para os animais e os seus benefícios.
O que é a homeopatia para animais
Conhecida de longa data para o tratamento das pessoas, a homeopatia é uma especialidade médica e farmacêutica para restabelecer o equilíbrio da saúde, com foco no indivíduo humano ou no indivíduo animal.
O tratamento consiste em administrar doses mínimas de medicamentos homeopáticos, de forma a evitar intoxicação e estimular a reação orgânica do próprio animal.
Os produtos homeopáticos são produzidos com substâncias naturais, com menor incidência de efeitos colaterais.
Como todo medicamento, ele é prescrito a partir da avaliação feita pelo médico veterinário, que também acompanha os resultados das dosagens para a saúde do animal.
Benefícios da homeopatia para os animais
A homeopatia pode ser aplicada tanto para doenças crônicas, quanto para as agudas, sem deixar resíduo no animal, sem contaminar a carne e o leite destinados ao consumo.
Os medicamentos homeopáticos são formulados para não produzirem efeitos colaterais e resultam num maior bem-estar dos animais durante o processo medicamentoso.
Menor gasto com venenos e um controle mais simples em relação a parasitas são benefícios para produtores de gado a serem considerados para reduzir custo e tempo.
A homeopatia é fácil de ser administrada, pois é incluída na dieta alimentar do animal e, contrariando o que se pensa sobre um tratamento prolongado, ela mostra resultados em curto prazo, principalmente quando as informações sobre o comportamento do animal são precisas e completas por parte do proprietário ou sob o olhar do veterinário. Ela se aplica a qualquer enfermidade não cirúrgica.
A relação custo-benefício é positiva, além dos medicamentos (as bolinhas) serem mais acessíveis do que os medicamentos alopáticos. Quando a homeopatia é empregada sem o uso anterior de medicamentos alopáticos, os efeitos homeopáticos são mais potentes.
A homeopatia para animais pode ser muito benéfica quando o tratamento alopático é muito agressivo, causando desconforto ou mal-estar ao animal, por exemplo com vômitos e diarreias.
Situações ou doenças que podem ser resolvidas com homeopatia
Se o animal apresentar uma doença aguda, por exemplo, otite, rinite, diarreia e vômito, ela pode ser rapidamente curada com a homeopatia, principalmente em pets como cães e gatos.
Para o caso de doenças crônicas, como alergias, problemas de coluna e articulações, otites reincidentes e epilepsia, o tratamento com homeopatia pode ser mais lento, pois o organismo deverá responder com o retorno do equilíbrio, atuando para o próprio fortalecimento e não pela extinção dos sintomas.
A homeopatia pode ser aplicada a problemas de comportamento do animal, principalmente dos cães que sofrem a ausência do dono e por ansiedade lambem a pata compulsivamente ou são agressivos. Para estes casos, se fosse a medicina alopática, seriam administrados sedativos e calmantes, muito diferente da conduta homeopática. Alguns comportamentos são observados com o intuito de identificar uma possível dor ou outro problema, pois os animais têm formas diferentes de comunicação.
Infelizmente, para os casos de câncer, a homeopatia também não conhece a cura, podendo atuar para minimizar os efeitos indesejáveis da quimioterapia, por exemplo.
Animais que podem ser tratados com homeopatia
Qualquer ser vivo pode ser tratado pela medicina homeopática, incluindo os pets que são aves, peixes, cães, gatos, desde que o veterinário tenha familiaridade com as espécies.
Os animais silvestres respondem muito bem aos tratamentos homeopáticos, principalmente em razão destes não apresentarem efeitos colaterais e por serem menos agressivos. Na natureza, estes animais estão menos familiarizados com procedimentos medicinais.
Os medicamentos homeopáticos são os mesmos utilizados pelos seres humanos, comprados em farmácias de confiança, porém em doses que só o homeopata deve definir, de acordo com o diagnóstico que faz sobre a saúde do animal.
O homeopata a ser escolhido para tratar do animal ou do pet precisa antes ser médico veterinário e ainda ter especialização em Homeopatia Veterinária.
Cada vez mais a relação entre o homem e os animais tende a ser mais amigável e consciente da parte dos seres humanos.
Enquanto as pesquisas avançam em medicamentos alopáticos para diversas finalidades num mercado rentável que é o da medicina veterinária, os estudos da homeopatia para animais, notadamente as observações e resultados práticos, vêm ganhando força, com relatos científicos importantes.
Você também pode gostar
- Comunique-se com os animais por meio de ThetaHealing
- Tranquilize o seu animal de estimação com óleos essenciais
- Saiba como lidar com a depressão dos animais
Se você ama o seu animal de estimação, pense sobre essa alternativa e leve ao conhecimento de outras pessoas que também podem desejar proteger e estabelecer uma relação mais carinhosa com os animais.