Os antioxidantes são substâncias que ajudam a evitar a ação dos radicais livres nas células do corpo. Eles previnem danos celulares, como envelhecimento no DNA, e doenças de risco, como o câncer. Essas substâncias podem ser encontradas em alimentos, vitaminas, minerais, suplementos e até mesmo em produtos de beleza antienvelhecimento.
Sua atuação fornece elétrons para os radicais livres, a fim de que eles se tornem moléculas estáveis e não agridam as células saudáveis do organismo. Quer saber mais sobre os tipos de antioxidantes, seus poderes contra o envelhecimento, onde os encontrar e seus mitos e verdades? Vamos lá!
Quais os tipos de antioxidantes?
Os antioxidantes são divididos em dois tipos: os endógenos e os exógenos. Os endógenos são enzimas produzidas naturalmente pelo corpo, tendo influência direta da alimentação, do sono e do estresse de cada organismo. A produção endógena diminui com o passar dos anos, pois, conforme ficamos mais velhos, essa produção se torna mais “fraca”.
Os antioxidantes exógenos, por sua vez, são adquiridos através do que comemos, por meio de uma alimentação rica em vitaminas e sais minerais. As principais vitaminas antioxidantes são a C, E e A, além de carotenoides, flavonoides, licopeno, cobre, selênio e zinco. A garantia da produção exógena no organismo só pode acontecer de modo ideal quando as pessoas têm uma dieta rica em frutas, vegetais e integrais.
O poder do antioxidante no combate ao envelhecimento
Muito utilizados na estética, os antioxidantes são uma das principais composições dos cremes antienvelhecimento para a pele. Muitas vezes, esses produtos fazem uso de mais de um antioxidante e estão quase sempre aliados ao colágeno, que tem muitos benefícios à pele.
Os danos gerados pelos radicais livres são a oxidação das células, o que acaba promovendo rugas e linhas visíveis de expressão. Com o uso dos cremes, é possível ter uma pele saudável e com aspecto bastante jovial.
Como e onde podemos encontrar os antioxidades
Os principais fornecedores de antioxidantes são os alimentos naturais, como açafrão, azeite de oliva, frutas cítricas e vermelhas, chá de cavalinha, linhaça, abacaxi, mamão, entre outros. Além de nos alimentos, você pode encontrá-los em suplementos em pó e cápsulas, que exigem recomendação de nutricionistas. Uma das formas mais eficazes de encontrar essas substâncias é optando por uma alimentação mais natural.
Mitos e verdades sobre os antioxidantes
Para tudo na vida é preciso estabelecer limites! Excessos podem ser prejudiciais, assim como a falta de determinadas substâncias. Com os antioxidantes, não é diferente. Confira alguns mitos e verdades sobre eles.
O ideal é consumir o máximo que puder – MITO
Na verdade, o consumo excessivo de antioxidantes pode prejudicar a saúde. O ideal é que o nível de radicais livres seja controlado, e não extinguido do organismo. Apesar de serem considerados inimigos do corpo humano, os radicais livres também têm sua parcela necessária de responsabilidade pelo bom funcionamento do corpo.
Eles podem curar doenças – MITO
O que pode acontecer é que os antioxidantes evitem que doenças ocorram! Um corpo saudável é quase imune a doenças. Portanto, se as pessoas fizerem uso recorrente e moderado dos antioxidantes, as chances de problemas ligados ao envelhecimento das células pode ser reduzida.
O ideal é comer mais frutas e verduras – VERDADE
Além de serem muito saudáveis, esses alimentos são ricos em antioxidantes. Quanto mais cores estiverem presentes em uma refeição, melhor será a ação dessas substâncias no organismo humano, interagindo umas com as outras.
Existem pró-oxidantes – VERDADE
Alimentos como açúcar, álcool e gorduras trans são extremamente oxidantes e contribuem ativamente para as inflamações no organismo.
Você também pode gostar
- Frutas antioxidantes: Entenda para que elas servem e quais os benefícios que proporcionam!
- Sugestão de alimentos que auxiliam no combate de doenças cardiovasculares!
- Rico em antioxidantes, compreenda os benefícios do mirtilo!
Há muito o que aprender sobre os antioxidantes e seus benefícios e malefícios ao corpo humano. De qualquer maneira, uma alimentação sem exageros e bem rica em variedades de frutas, verduras e legumes pode ser o suficiente para manter as células do corpo saudáveis.