Segundo estudo divulgado em 2019 pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), somos o quarto país no mundo que mais produz lixo, ficando atrás apenas da Índia (3.º), da China (2.º) e dos Estados Unidos (1.º). O cenário atual preocupa, mas instiga, igualmente, a criação de medidas que contribuam com a diminuição dos impactos provocados por essa realidade. A reciclagem é pauta constante como prática importante à preservação do meio ambiente.
De acordo com informações analisadas pelo Banco Mundial, o estudo também revela que, no Brasil, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são despejados a céu aberto de maneira irregular; dessa quantia, cerca de 7,7 milhões de toneladas desses resíduos vão para aterros sanitários receber tratamento adequado. A ajuda em reversão a esse quadro vem de artesãos, catadores de materiais recicláveis e demais profissionais que atuam para o progresso da conscientização ambiental.
Começar desde cedo, ensinando aos pequenos sobre a importância da sustentabilidade, pode gerar resultados positivos no futuro das novas gerações. Os brinquedos recicláveis, por exemplo, são fáceis de fazer e podem ser criados com itens habituais da casa, descartados facilmente. Além de estimular a criatividade e a imaginação da garotada, a atividade é garantia de grandes aprendizados.
Veja como é simples e fácil construir brinquedos recicláveis com ideias originais e sem gastar quase nada. Divirta-se!
Insetos de tampinhas
O que precisa:
— Tampas de garrafas PET;
— Tinta acrílica preta e cores variadas;
— Olhinhos decorativos;
— Cola instantânea.
Como fazer:
Com o auxílio de um palito de dente, faça pintinhas pretas na tampinha com a tinta acrílica. Mescle cores, abuse da criatividade e finalize colando os olhos decorativos. Abelhas, formigas e joaninhas são sugestões mais comuns.
Bichinhos de caixa de ovos
O que precisa:
— Caixa de ovo;
— Material em EVA;
— Tinta (guache);
— Cola instantânea.
Como fazer:
Corte a caixa de ovo, deixando-a em pares. Cole as partes correspondentes, fechando-as como se formassem um copo. Após seco, é hora de caprichar na pintura e nos detalhes. Corte o EVA para finalizar com orelhas, patas, braços e bicos que caracterizem o animal escolhido.
Cofre de garrafa PET
O que precisa:
— Garrafa PET;
— Tampas de garrafas;
— Papel colorido;
— EVA;
— Cola instantânea ou quente;
— Estilete.
Como fazer:
Reserve uma garrafa PET lavada e seca (de preferência achatada para combinar com o formato de um porquinho). Corte as orelhas, o nariz e os olhos, com EVA, e cole nos espaços reservados. Passe em volta da garrafa um pedaço de EVA para deixá-la uniforme. Use o estilete para abrir a entrada de moedas do cofre e está pronto!
Bonecos com rolo de papel higiênico
O que precisa:
— Rolo de papel higiênico;
— EVA;
— Cola instantânea;
— Canetinhas coloridas.
Como fazer:
O rolo de papel higiênico será a base para a estrutura corporal do boneco, portanto a decoração dependerá dos apetrechos. Corte o EVA para fazer os ajustes da roupagem do personagem. Pinte o rosto, cole braços, pernas e adereços.
Casinha de caixa de leite
O que precisa:
— Caixa de leite;
— Tesoura comum;
— Tinta (guache);
— Recortes;
— Canetinhas;
— Estilete.
Como fazer:
Com a caixa de leite higienizada e seca, corte, com apoio do estilete, divisões reservadas às janelas e portas. Passe uma demão de tinta guache ou até obter o aspecto desejado. Após secar, o cenário estará livre para receber as cores das canetinhas, os recortes, os rabiscos etc.
Você também pode gostar
- Saiba como a Suécia revolucionou o sistema de reciclagem
- Reciclável: confira este poema e tenha uma consciência sustentável
- Atente-se a quando o lixo é oportunidade de reciclagem
Antes de jogar algo fora, observe e analise as possibilidades de reutilizar. Incluir a participação das crianças nesse processo é um modo recreativo de entreter, e, ao mesmo tempo, colaborar com a construção de uma nova consciência, mais preocupada com a situação do planeta.