Qual era o significado do Natal para você quando você ainda era criança? E qual é o significado dessa data nos dias atuais? Antes de crescermos e de desenvolvermos nossas crenças, acreditamos que esse dia do ano é exclusivamente uma oportunidade para trocar presentes e para aguardar o Papai Noel, além de comer bem.
Porém, com o passar do tempo, começamos a aprender mais sobre essa festa e sobre o verdadeiro significado por trás dela. De acordo com o cristianismo, o Natal, celebrado em 25 de dezembro anualmente, é a data em que Jesus Cristo nasceu. Exemplo de bondade, de caridade e de humildade, esse personagem é homenageado nessa ocasião.
Mais do que um aniversário, a celebração do nascimento de Cristo é um convite para que sejamos capazes de olhar para quem somos, de refletir sobre nossas atitudes e de agradecer por tudo que Deus nos dá diariamente. Durante a pandemia, esse tipo de reflexão é ainda mais importante.
Natal na pandemia: uma celebração espiritual
Por causa da pandemia do coronavírus, o mundo inteiro aprendeu que manter o isolamento social é a maneira mais segura de se proteger de uma doença para a qual não há vacina ou remédio. Acreditamos que essa situação duraria pouco, mas a realidade se mostrou mais dura do que isso.
Assim como a festa junina, o Natal não poderá acontecer em 2020 da forma como acontece sempre. Muitas famílias e amigos perderam pessoas queridas, o mundo continua enfrentando as consequências econômicas e sociais da doença e um clima de desesperança tomou conta de tudo.
Então não poderemos passar o Natal ao lado de quem mais amamos e não poderemos trocar presentes com a naturalidade de sempre. Há quem não queira celebrar a data nesse ano, porque imagina que a festa não terá o mesmo brilho sem o otimismo que a cerca em todas as épocas.
Para olhar para essa situação de uma outra maneira, mais otimista e mais leve, precisamos nos ater ao verdadeiro significado do Natal. O que essa festa nos ensina? O que nós promovemos nesse dia? Quais são os sentimentos que devem predominar nessa ocasião tão especial?
O verdadeiro significado do Natal
Trocar presentes, saborear a ceia e encontrar quem amamos são hábitos que fazem parte do Natal, mas que não traduzem todo o significado da festa. Se estamos celebrando o nascimento de Cristo, estamos falando sobre esperança, amor, gentileza, bondade e união. Estamos estimulando os sentimentos que podem superar o desânimo proveniente da pandemia.
O isolamento social não é uma sentença de morte, mas uma garantia de vida. É uma chance para olharmos para dentro de nós, para refletirmos sobre as nossas atitudes e para encontrarmos a nossa verdadeira essência. Nós estamos disseminando os ensinamentos de Jesus? Estamos tentando viver como ele viveu? Ou deixamos a escuridão nos invadir?
Os tempos são difíceis para todos nós, mas precisamos encontrar a luz que sempre se acende nessa época do ano. Vamos celebrar o Natal à distância, enviando mensagens e presentes para quem amamos e mostrando que estamos presentes e que estamos vivos, apesar de tudo. Vamos agradecer pelas nossas casas, pelos nossos alimentos, pelas nossas amizades e pelas nossas famílias.
As pessoas que partiram também podem ter um lugar nessa festa. Pense sobre os bons momentos que você viveu ao lado delas. Pense sobre o que elas fizeram de melhor para você e o que elas te ensinaram. A partir disso, perceba como a vida, de um jeito ou de outro, trouxe momentos felizes e gentis para você.
Você também pode gostar
- Comemore o Natal e o Ano Novo com distanciamento social
- Aproveite o Natal na pandemia para refletir sobre a data
- Reflita sobre o verdadeiro significado do Natal para você
Estimule o verdadeiro significado do Natal celebrando a vida, a paz e o desejo de dias melhores. Mentalize os aprendizados que Deus nos comunicou por meio da figura de Jesus e sinta a presença Dele na sua casa e no seu coração. Acredite que tudo melhorará e permita que o Natal seja celebrado na pandemia de um jeito diferente do habitual, mas com ainda mais amor, gratidão e união. Tudo vai melhorar!