Aansiedade é uma característica biológica presente em todos nós. O temor, a preocupação e os estímulos causados por fatos que ainda não aconteceram, mas que acreditamos que podem acontecer, geram efeitos psicológicos e castigam desde pequenas crianças até idosos de idade bastante avançada. Todos nós, em doses variadas, temos um pouco de ansiedade em algum momento. No final do ano, com a chegada do natal, que jogue a primeira pedra uma criança que não fica um pouco ansiosa com o presente que poderá ganhar, até mesmo um adulto com a possibilidade de viajar nas férias depois de muito trabalho.
Em doses moderadas, a ansiedade tem seu lado positivo. Estimula a imaginação, gerando ações do indivíduo para desfrutar antecipadamente algo prazeroso, mas também pode ajudá-lo a prevenir-se com antecedência de alguma ameaça. O problema é quando essa antecipação de emoções começa a controlar nossa vida. Enquanto a depressão pode ser considerada um “excesso de passado” que domina a mente, a ansiedade é justamente o contrário: um excesso de futuro.
Você também pode gostar
Apesar da sua gravidade, alguns alimentos que ajudam a aliviar as tensões podem ajudar a reduzir os efeitos da ansiedade. Não descartando a necessidade de um acompanhamento médico, segue abaixo sete remédios naturais que podem ajudar a aliviar as preocupações.
1 – Chá de Camomila
2 – Chá Verde
3 – Chá de Erva Cidreira
4 – Chá de Valeriana
5 – Ômega 3
6 – Lúpulo (o óleo extraído da planta)
7 – Lavanda (aroma
Aliado ao auxílio profissional, junto com esses e outros alimentos que auxiliam no relaxamento emocional, é extremamente importante também direcionar os esforços para o que acontece nesse momento. O passado já passou e o futuro é um mistério, então aproveite o presente. Não é à toa que o agora recebe o nome de “presente”, afinal todo dia somos presenteados com uma oportunidade de escrever uma nova história.
- Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras