Autoconhecimento Convivendo

O que aprendemos em 2020?

Mulher olhando pela janela
Michal Bednarek / 123rf
Escrito por Vander Luiz Rocha

Repassando o ano findo, 2020, vi, pelo monitoramento do meu celular, ou telemóvel, que durante todo ele, após fevereiro, afastei-me de minha residência por quatro horas apenas. Ou seja, estive em prisão domiciliar sem ter cometido crime algum.

Apego ao conceito de que nada é por acaso, já que o acaso é um momento sem Deus, e que a lei de causa e efeito é transcendental, perguntei a mim mesmo: o que se passou? O que está por vir?

Ao contrário dos que buscam audiência mediante o sensacionalismo, mesmo que isso resulte em pânico, tenho que tudo fica mais fácil quando entendido.

Ao revermos a história da humanidade constatamos que toda evolução sucedeu a grandes crises, vejamos:

  • Depois da pandemia de Gripe Espanhola em 1918 vieram avanços na ciência, novos estudos, surgimento de medicamentos e antibióticos e inovações que fizeram com que a economia mundial continuasse girando.
  • Após a as duas grandes guerras mundiais, 1914-1945, deu-se o crescimento fantástico em todos os setores, desde o político, social, até o econômico, proporcionando sensível e significativa melhora na qualidade do viver humano.

Não vou alongar em exemplos de fatos comprovados. Agora temos a maior das crises, o que virá depois dela? Que tipo de progresso?

As perturbações acima citadas motivaram o progresso material, mas a atual aponta para o espiritual.

Gráfico mostrando crescimento financeiro
Hyejin Kang / 123rf

Estamos vivendo um momento histórico em que o planeta está se transformando de mundo conturbado para ser um mundo melhor. É a triagem para encontrar os que servem para esse novo mundo e os que serão descartados, não pela morte do corpo, mas pela inaptidão espiritual. Presenciamos a separação do joio do trigo.

O pensador italiano naturalizado argentino Santiago Bovisio (1903, Itália, 1962 – Crio Cuarto, Argentina), na obra “O Sacrifício – Curso II, Capítulo 6: A Incerteza Do Amanhã”, nos diz:

“Mas, quanto mais forte seja o desprendimento do ser de seu amor-próprio, quanto mais se sacrifique renunciando ao fruto da satisfação pessoal, menos incerto se lhe mostrará o porvir.”

Essa é a principal lição que essa peste nos traz: renúncia, desapego.

Ficamos extasiados ao ver pelo mundo pessoas aglomeradas em praias, praças e festas na completa inobservância dos necessários cuidados para com a vida ditados pelas autoridades em saúde. Isso me fez lembrar da seleção natural, da Teoria da Evolução de Charles Darwin, na qual se enquadram tais apegados à matéria, ao afirmar que os organismos mais adaptados ao ambiente têm maiores chances de sobrevivência. Portanto, esses indisciplinados perecerão.

Havemos de entender e assimilar que o atual peneiramento proporciona a mudança de valores, mostrando que só sobreviverão os valores mais sólidos, que são os valores do ser, os do eu espiritual.

Você também pode gostar

Repito que a renúncia e o desapego ao material foi a principal lição trazida para que os bons aprendizes a pratiquem, capacitando-os a um mundo melhor.

A Terra será dos sobreviventes desse lixo em que tudo é feito por dinheiro, em que tudo é pela matéria, sejamos nós participantes do alvorecer dessa nova era.

Obrigado por me ouvir.

Sobre o autor

Vander Luiz Rocha

Nascido em Conselheiro Lafaiete–MG em 19/09/1939, é um escritor e palestrante brasileiro, conhecido por suas contribuições na área de literatura e desenvolvimento pessoal. Com uma abordagem que combina a arte de dissertar, usando técnicas de roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível com reflexões profundas sobre a vida, ele visa inspirar e motivar seu público através de suas obras e palestras.
Como autor, aborda temas variados, desde ficção até não ficção, sempre buscando transmitir mensagens que promovam o autoconhecimento e a superação.

Suas palestras costumam ser dinâmicas e envolventes, permitindo que os participantes se conectem com suas experiências e aprendizados.
Além de sua atuação como escritor e palestrante, Vander também é colunista em portal web e está envolvido em projetos sociais ou iniciativas que visam impactar positivamente a comunidade.

Seu trabalho é uma combinação de criatividade, empatia e um forte desejo de auxiliar os outros a encontrarem seu próprio caminho.

Suas obras são:
1. Manual do Passe Espírita;
2. O Andarilho do Cosmo. (Metáfora sobre o caminhar do espírito);
3. Confluências–Coletânea de novelas. (Ou macrocontos);
4. Voltei, Quero Viver. (História contada por um abortado);
5. Deixo-lhe a Rosa;
6. O Baile do Palhaço;
7. Alma maculada;
8. A Noite da Formatura (Espiritualista)
9. Escapando da Paranoia. — Relata momentos difíceis vividos nos dias da ação militar em 1964;
10. Acidente no Motel;
11. Ady-Hes: A Missão;
12. Um Artista Brilhante;
13. Seja Bem-vindo, Filho!

Os livros são encontrados em: Amazon

Cursos online em: naminhavendatem.com.br

Contatos
Email: correiovlr@outlook.com
Facebook: nossos.literatos
Instagram: @vanderluizrocha
Youtube: @vanderluizrocha398
Telefone: (11) 994069005