Hoje não fui a academia, e nem ontem. Pratico exercícios a mais de 25 anos, sinto preguiça e brigo com ela todos os dias, somos feitos para economizarmos energia, essa é uma herança da época que não tínhamos alimentos com a mesma disponibilidade que hoje, éramos caçadores e por motivos de sobrevivência não podíamos gastar muita energia.
O tempo passou e evoluímos, e essa evolução aconteceu a tal ponto que não precisamos nem andar até a padaria, farmácia ou até a feira, vem tudo para nós bastando apenas um telefonema, que por sua vez está no bolso e nem para isso precisamos nos mover. Ou seja levamos muito a sério quando o assunto é economizar energia.
Porém, como o próprio título deste artigo diz: todo esforço será recompensado! e pode ser que você não concorde comigo hoje, mas chegará um dia que concordará. Com o processo de envelhecimento e suas perdas físicas os movimentos começam a ficar mais difíceis, o que era fácil já não parece tão fácil, então o que era difícil… esse com certeza você vai querer passar bem longe.
Agora, tudo isso acontece porque iniciamos o processo de envelhecimento com nossas reservas físicas no limite ou, na maioria das vezes, abaixo. Os exercícios físicos são como uma poupança, você acumula hoje e aproveita os resultados no futuro.
Por isso, quando bater aquela preguiça não se culpe e saiba que é perfeitamente natural, mas fique atento, não se deixe levar e tenha sempre em mente como você quer chegar a maturidade, quais são os seus sonhos? Você quer continuar viajando com sua família e aproveitando o melhor que a vida pode lhe oferecer? Quer continuar independente e com uma boa reserva de energia física?
Encontre as respostas para essas perguntas e assuma a responsabilidade pelas ações que farão você ir em direção de como quer estar daqui a 5 ou 10 anos. Para terminar quero ajudar a pensar mais um pouco, vou deixar aqui alguns dos benefícios, ou recompensas, que os exercícios físicos podem fazer por sua saúde:
Você também pode gostar
- Aumento do consumo de oxigênio (VO2max);
- Maior benefício circulatório;
- Melhor controle da glicemia;
- Melhora do perfil lipídico;
- Redução do peso corporal;
- Melhor controle da pressão arterial de repouso;
- Melhor equilíbrio e da marcha;
- Menor dependência para realização de atividades diárias;
- Melhora da autoestima e da autoconfiança;
- Significativa melhora da qualidade de vida.
Quando você vai começar? Marque a data, horário e local, coloque lembretes e envolva outras pessoas no processo, ficará mais fácil em assumir esse compromisso com você. Nunca é tarde para começar, lembre-se disso!