O que é a ansiedade para você?
Para mim ansiedade é sinônimo de insegurança, medo, dúvidas sobre algo que possa acontecer. De tal forma que eu fico agitado, fico acelerado, querendo adivinhar o futuro, como se isso fosse possível.
O que me chamou atenção, foi que ontem eu estava almoçando e vi uma pessoa extremamente ansiosa, agitada, como muitas vezes eu me senti e percebi que essa pessoa estava “pré-ocupada”, preocupada antes do tempo, mas ela não estava preocupada com o almoço. Isso é tão forte que as pessoas vão tomar banho, por exemplo, e não percebem como elas tomam banho, você precisa parar e pensar se eu te perguntar: “Qual a parte do seu corpo que você ensaboa primeiro?”. E você sempre faz igual.
Da mesma forma, toda vez você almoça de uma maneira parecida. A grande pergunta é você está ocupado com o almoço ou está preocupado com algo durante o almoço?
Muita gente fica ansiosa ou ansioso durante o almoço. E isso não é muito saudável.
Existe uma maneira de acabar com esse tipo de ansiedade na hora do almoço. É um exercício simples e poderoso. É tão simples que muita gente não faz, pois tem a crença de algo que precisa ser feito para nos ajudar deve ser muito difícil, quando na verdade, difícil é fazer algo simples. Não peço para acreditar em mim, apenas que experimente:
- Pegue o seu garfo e ao garfar o alimento, pense numa pessoa que você goste. A medida que você mastiga, recorde-se de um momento bom que viveu essa pessoa.
É automático, sua mente obedece. Em quem você pensou?
Essa recordação traz uma mudança de estado emocional. Isso porque para a sua mente não é uma lembrança, mas sim está acontecendo naquele momento.
- Repita esse processo a cada garfada e perceba as sensações surgindo em seu corpo.
É automático como a mente responde e como a sensação vem.
O objetivo do exercício é esse: fazer algo simples, como almoçar, mas escolhendo como você quer se sentir. Se você não controlar as suas sensações, elas irão te controlar. Não é apenas para aliviar a ansiedade, mas também ajudar toda a fisiologia do seu corpo, de uma forma totalmente positiva, porque enquanto você tem esses pensamentos gostosos todo o seu corpo recebe, quimicamente falando, alimentos relacionados ao seu pensamento. E isso afeta diretamente a sua vida. Nos dois sentidos: a comida que você precisa, que vai para o seu estômago e alimenta a sua mente com algo bom, sendo que normalmente não é isso que acontece num almoço moderno.
Você também pode gostar
Eu te faço um convite: caso você não acredite no que estou dizendo, desconsidere e apenas faça um teste! E caso isso dê certo, te convido a fazer todos os dias.
Será que você está preparado para se sentir bem? Ou está habituado a se sentir mal?