Se você acompanha um pouco do mundo das dietas e da alimentação saudável, com certeza já ouviu falar do óleo de coco. Advindo da mesma fruta, temos o açúcar de coco, que parece ser vilão, mas não é.
Os dois produtos são produzidos de uma maneira rústica, sem conter a adição de nenhum ingrediente químico, proporcionando excelentes benefícios à saúde, além de deixarem todos os pratos com um aroma incrível!
O óleo de coco é feito com a polpa do coco desidratado e não contém nenhuma adição de açúcares. Pelo o fato de que essa polpa é desidratada e depois processada, o óleo ganha uma consistência cremosa que incrementa os pratos.
O açúcar é produzido a partir das flores da palma do coco, onde o néctar é retirado e aquecido em uma caldeira, virando um caramelo espesso. Após esse processo, o caramelo é triturado em pequenos cristais, que resulta em grãos mais grossos, com uma coloração amarronzada e integral. Por não ser refinado, o açúcar do coco mantém todas as vitaminas e minerais originais da fruta.
Os dois produtos são ricos em benefícios para a nossa saúde. O óleo de coco reforça o nosso sistema imunológico e ainda ajuda a elevar o colesterol HDL, ou seja, o colesterol bom, reduzindo o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Já o açúcar possui um índice glicêmico mais baixo do que os demais, fazendo com que a liberação no organismo seja mais lenta, evitando os picos de glicose no sangue. Esse açúcar é uma excelente alternativa para quem sofre de diabetes tipo 2.
Para manter-se saudável incluindo esses produtos na dieta, o recomendado é que se consuma uma colher de óleo de coco por dia e uma colher de chá do açúcar de coco por dia.
Você também pode gostar
O óleo pode ser usado para temperar saladas, preparar molhos e até fazer carnes grelhadas. Já o açúcar pode ser usado para adoçar bebidas ou para substituir o açúcar branco refinado em receitas de doces.
- Escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.