Por ser tema extenso, não o abordo na sua plenitude, atento-me somente às doenças autoinduzidas por desequilíbrio vibratório. As doenças de origem cármicas (genéticas), por obsessões etc. ficarão para um momento posterior.
Toda imperfeição é porta de entrada para outras imperfeições, tal qual um corte na pele, que, quando não cuidado, dá origem à infecção.
Da mesma maneira que o corpo físico é envenenado com alimento danoso, também como espírito nos intoxicamos pela má conduta mental, com reflexo nocivo nas células orgânicas.
As emoções incontroladas, os pensamentos e os sentimentos negativos, como a mágoa, o ódio, o rancor, os traumas não superados, o acovardamento perante as dificuldades e os semelhantes sentires, sobrecarregam os centros vitais ou chacras, promovendo o desequilíbrio e as obstruções deles, influindo no organismo físico impedindo-o ou dificultando-o na liberação das substâncias necessárias ao ajuste fisiológico, levando ao enfraquecimento do corpo num ciclo vicioso que favorece a enfermidade.
Para que entendamos como isso acontece, é necessário conhecer sobre fluido cósmico, perispírito e chacras.
Como as doenças se desenvolvem?
Fluido cósmico ou energia vital
É o fluido cósmico que mantém a vida dos seres orgânicos; ele provém da mais absoluta pureza até seu oposto, que é a matéria compacta, estando tudo nele imerso.
O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do Todo-Sábio. (…) na essência, toda a matéria é energia tornada visível e que toda a energia, originariamente, é força divina de que nos apropriamos para interpor os nossos propósitos aos propósitos da Criação, cujas leis nos conservam e prestigiam o bem praticado, constrangendo-nos a transformar o mal de nossa autoria no bem que devemos realizar, porque o Bem de Todos é o seu Eterno Princípio. Compete-nos, pois, anotar que o fluido cósmico ou plasma divino é a força em que todos vivemos, nos ângulos variados da Natureza, motivo pelo qual já se afirmou, e com toda a razão, que ‘em Deus nos movemos e existimos’ (Paulo de Tarso, em Atos 17:28)”
Texto extraído do livro “Evolução em Dois Mundos”, de André Luiz.
Perispírito
Em Coríntios 1, 15:44, Paulo de Tarso o cita como “corpo espiritual”.
O corpo espiritual, perispírito ou duplo etéreo ou tantos outros nomes que lhe é dado é o tênue envoltório do espírito, intermediário entre espírito, sem forma, e corpo material.
Quando alguém vê quem já deixou o corpo carnal, vê o perispírito que guarda a semelhança física da última vivência terrena.
Chacras
Os centros vitais, centros de forças ou chacras são sensores localizados no perispírito, os quais processam o fluído cósmico universal em nós. Eles guardam entre si um processo compensatório que permite a manutenção recíproca mediante o esforço mútuo e em harmonia, resultando no equilíbrio orgânico.
Os chacras são:
Coronário: no alto do crânio.
Funciona como antena receptora do fluido vital e o distribui pelos demais chacras.
A boa ou a má sintonia com o plano espiritual se dá por ele. Além disso, é a porta de entrada do processo de obsessão e das boas ou más intuições; é o sintonizador com os espirituais afins com o nosso pensar e sentir.
Frontal ou cerebral: está centro da testa, pouco acima das sobrancelhas.
Contíguo ao coronário, tem influência decisiva sobre os demais centros vitais. Governa a parte do cérebro responsável pelos sentidos e administra o sistema nervoso.
Laríngeo: está no centro do pescoço, frente.
Regula as atividades ligadas à fala e à respiração.
Cardíaco: está entre os mamilos, ligeiramente à esquerda.
Regula as emoções, os sentimentos e a circulação das forças de base (fluidos).
Esplênico: Está na altura do baço.
Regula tudo aquilo a que se refere ao sangue.
Gástrico: está pouco acima do umbigo.
Regula a digestão dos alimentos e auxilia na absorção dos fluidos deles oriundos.
Genésico: está na altura da bexiga.
Regula as atividades ligadas à reprodução e estabelece estímulos para a criatividade artística, de trabalho etc.
Básico: está na parte posterior do corpo, na base da coluna.
Estimula desejos, age sobre o sexo e as forças que por ele transitam se transformam no cérebro em energia intelectual.
Enfim, como já explicado, o desequilíbrio dos chacras é motivado pelo negativismo dos nossos pensamentos e das emoções. É, portanto, esse desequilíbrio que favorece as doenças do corpo.
O tratamento espiritual
O tratamento, dito como espiritual, conhecido por diversos termos, como passe, johrei, bênção, unção, reiki, consiste em desobstruir, energizar e reequilibrar os chacras da pessoa assistida. Ele deve ser aplicado somente por quem possui o necessário conhecimento a respeito, caso contrário, certamente piorará a situação do assistido.
O termo “tratamento espiritual” é aqui usado para a melhor compreensão do exposto, porquanto tratar do Espírito equivale dizer a cuidar de si mesmo. Portanto, para que haja corpo sadio, é preciso ser sadio em si com espírito. Se aquele que for na busca de cura através do socorro espiritual não persistir na própria evolução íntima, não haverá o que dê jeito nele.
Você também pode gostar
Enfaticamente destaco que o tratamento espiritual não dispensa o tratamento médico, um complementa o outro, lembrando que quem procura por milagre não encontra a si mesmo.
Obrigado por me ouvir.