Chakras Energia em Equilíbrio Espiritualidade

Origem espiritual das doenças

Pintura dos chakras no desenho de uma corpo humano
Humonia / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Vander Luiz Rocha

Por ser tema extenso, não o abordo na sua plenitude, atento-me somente às doenças autoinduzidas por desequilíbrio vibratório. As doenças de origem cármicas (genéticas), por obsessões etc. ficarão para um momento posterior.

Toda imperfeição é porta de entrada para outras imperfeições, tal qual um corte na pele, que, quando não cuidado, dá origem à infecção.

Da mesma maneira que o corpo físico é envenenado com alimento danoso, também como espírito nos intoxicamos pela má conduta mental, com reflexo nocivo nas células orgânicas.

As emoções incontroladas, os pensamentos e os sentimentos negativos, como a mágoa, o ódio, o rancor, os traumas não superados, o acovardamento perante as dificuldades e os semelhantes sentires, sobrecarregam os centros vitais ou chacras, promovendo o desequilíbrio e as obstruções deles, influindo no organismo físico impedindo-o ou dificultando-o na liberação das substâncias necessárias ao ajuste fisiológico, levando ao enfraquecimento do corpo num ciclo vicioso que favorece a enfermidade.

Para que entendamos como isso acontece, é necessário conhecer sobre fluido cósmico, perispírito e chacras.

Mão erguida para o céu recebendo energia vital
Alicia_Garcia / Getty Images Pro / Canva

Fluido cósmico ou energia vital

É o fluido cósmico que mantém a vida dos seres orgânicos; ele provém da mais absoluta pureza até seu oposto, que é a matéria compacta, estando tudo nele imerso.

O fluido cósmico é o plasma divino, hausto do Criador ou força nervosa do Todo-Sábio. (…) na essência, toda a matéria é energia tornada visível e que toda a energia, originariamente, é força divina de que nos apropriamos para interpor os nossos propósitos aos propósitos da Criação, cujas leis nos conservam e prestigiam o bem praticado, constrangendo-nos a transformar o mal de nossa autoria no bem que devemos realizar, porque o Bem de Todos é o seu Eterno Princípio. Compete-nos, pois, anotar que o fluido cósmico ou plasma divino é a força em que todos vivemos, nos ângulos variados da Natureza, motivo pelo qual já se afirmou, e com toda a razão, que ‘em Deus nos movemos e existimos’ (Paulo de Tarso, em Atos 17:28)”

Texto extraído do livro “Evolução em Dois Mundos”, de André Luiz.

Perispírito

Em Coríntios 1, 15:44, Paulo de Tarso o cita como “corpo espiritual”.

O corpo espiritual, perispírito ou duplo etéreo ou tantos outros nomes que lhe é dado é o tênue envoltório do espírito, intermediário entre espírito, sem forma, e corpo material.

Quando alguém vê quem já deixou o corpo carnal, vê o perispírito que guarda a semelhança física da última vivência terrena.

Chacras

Os centros vitais, centros de forças ou chacras são sensores localizados no perispírito, os quais processam o fluído cósmico universal em nós. Eles guardam entre si um processo compensatório que permite a manutenção recíproca mediante o esforço mútuo e em harmonia, resultando no equilíbrio orgânico.

Representação dos 7 chakras no corpo de uma mulher meditando
Eu Sem Fronteiras / Canva / YakobchukOlena / Rudchenko

Os chacras são:

Coronário: no alto do crânio.

Funciona como antena receptora do fluido vital e o distribui pelos demais chacras.

A boa ou a má sintonia com o plano espiritual se dá por ele. Além disso, é a porta de entrada do processo de obsessão e das boas ou más intuições; é o sintonizador com os espirituais afins com o nosso pensar e sentir.

Frontal ou cerebral: está centro da testa, pouco acima das sobrancelhas.

Contíguo ao coronário, tem influência decisiva sobre os demais centros vitais. Governa a parte do cérebro responsável pelos sentidos e administra o sistema nervoso.

Laríngeo: está no centro do pescoço, frente.

Regula as atividades ligadas à fala e à respiração.

Cardíaco: está entre os mamilos, ligeiramente à esquerda.

Regula as emoções, os sentimentos e a circulação das forças de base (fluidos).

Esplênico: Está na altura do baço.

Regula tudo aquilo a que se refere ao sangue.

Gástrico: está pouco acima do umbigo.

Regula a digestão dos alimentos e auxilia na absorção dos fluidos deles oriundos.

Genésico: está na altura da bexiga.

Regula as atividades ligadas à reprodução e estabelece estímulos para a criatividade artística, de trabalho etc.

Básico: está na parte posterior do corpo, na base da coluna.

Estimula desejos, age sobre o sexo e as forças que por ele transitam se transformam no cérebro em energia intelectual.

Enfim, como já explicado, o desequilíbrio dos chacras é motivado pelo negativismo dos nossos pensamentos e das emoções. É, portanto, esse desequilíbrio que favorece as doenças do corpo.

Mulher meditando com a mão no chakra cardíaco
Microgen / Getty Images / Canva

O tratamento espiritual

O tratamento, dito como espiritual, conhecido por diversos termos, como passe, johrei, bênção, unção, reiki, consiste em desobstruir, energizar e reequilibrar os chacras da pessoa assistida. Ele deve ser aplicado somente por quem possui o necessário conhecimento a respeito, caso contrário, certamente piorará a situação do assistido.

O termo “tratamento espiritual” é aqui usado para a melhor compreensão do exposto, porquanto tratar do Espírito equivale dizer a cuidar de si mesmo. Portanto, para que haja corpo sadio, é preciso ser sadio em si com espírito. Se aquele que for na busca de cura através do socorro espiritual não persistir na própria evolução íntima, não haverá o que dê jeito nele.

Você também pode gostar

Enfaticamente destaco que o tratamento espiritual não dispensa o tratamento médico, um complementa o outro, lembrando que quem procura por milagre não encontra a si mesmo.

Obrigado por me ouvir.

Sobre o autor

Vander Luiz Rocha

Nascido em Conselheiro Lafaiete–MG em 19/09/1939, é um escritor e palestrante brasileiro, conhecido por suas contribuições na área de literatura e desenvolvimento pessoal. Com uma abordagem que combina a arte de dissertar, usando técnicas de roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível com reflexões profundas sobre a vida, ele visa inspirar e motivar seu público através de suas obras e palestras.
Como autor, aborda temas variados, desde ficção até não ficção, sempre buscando transmitir mensagens que promovam o autoconhecimento e a superação.

Suas palestras costumam ser dinâmicas e envolventes, permitindo que os participantes se conectem com suas experiências e aprendizados.
Além de sua atuação como escritor e palestrante, Vander também é colunista em portal web e está envolvido em projetos sociais ou iniciativas que visam impactar positivamente a comunidade.

Seu trabalho é uma combinação de criatividade, empatia e um forte desejo de auxiliar os outros a encontrarem seu próprio caminho.

Suas obras são:
1. Manual do Passe Espírita;
2. O Andarilho do Cosmo. (Metáfora sobre o caminhar do espírito);
3. Confluências–Coletânea de novelas. (Ou macrocontos);
4. Voltei, Quero Viver. (História contada por um abortado);
5. Deixo-lhe a Rosa;
6. O Baile do Palhaço;
7. Alma maculada;
8. A Noite da Formatura (Espiritualista)
9. Escapando da Paranoia. — Relata momentos difíceis vividos nos dias da ação militar em 1964;
10. Acidente no Motel;
11. Ady-Hes: A Missão;
12. Um Artista Brilhante;
13. Seja Bem-vindo, Filho!

Os livros são encontrados em: Amazon

Cursos online em: naminhavendatem.com.br

Contatos
Email: correiovlr@outlook.com
Facebook: nossos.literatos
Instagram: @vanderluizrocha
Youtube: @vanderluizrocha398
Telefone: (11) 994069005