Muito se fala dos mantras, essas frases entoadas repetidamente e que são extremamente poderosas. Mas o que de fato representam?
Mantra é um hino ligado ao hinduísmo e ao budismo e que é dito repetidamente, com o intuito de relaxar e chegar ao estado de meditação em quem esta cantando ou escutando o som. Existem definições que consideram o mantra como um instrumento do pensamento. Essa fórmula espiritual curta e poderosa leva a conexão com o Supremo, que pode ser diferentes coisas para diferentes pessoas: Você pode reconhecê-lo como Verdade, Amor, Consciência, Cristo, Alá, Krishna, Shiva, Mãe Divina ou algum outro nome.
A palavra Mantra é composta pela sílabas MAN, que quer dizer mente, e TRA, que quer dizer entrega em sânscrito, idioma antigo da Índia, e significa “aquilo que, enquanto objeto de meditação, traz a libertação”.
Os mantras estão escritos nos Vedas, livros sagrados indianos compilados pela primeira vez em 3000 a.C, e são hinos métricos e louvores aos deuses, podendo ser considerados uma oração. Os hinos deram origem aos mantras que atravessaram o período bramânico e foram introduzidos no budismo e depois no budismo tibetano.
Escritos há milhares de anos por gurus e mestres da Índia, os mantras podem influenciar positivamente a vida de uma pessoa, seja na área financeira, da saúde ou nos relacionamentos. A repetição é a chave para interromper o processo natural da mente e que nos leva de uma ideia a outra sem controle. Quando entoamos o mantra, paramos esse fluxo mental, levando nosso corpo ao relaxamento total, quando corpo e mente se aquietam, abrindo-se às vibrações sutis que ampliam nossa percepção.
Você também pode gostar:
- Ganesha Maha Mantra: Om Gam Ganapataye Namaha
- Maneiras simples de se conectar com à natureza
- Xamanismo
Um dos mantras mais poderosos é a repetição da palavras OM. Quem a entoa é transportado para um estado de tranquilidade e paz interior.
Muitas pessoas pensam que o mantra está relacionado apenas às religiões orientais, porém ele se conecta a todo tipo de fé. Existem mantras específicos para os caminhos do cristianismo, do islamismo, do budismo, do jainismo, etc.
Isto porque a função básica de um mantra é acalmar, focalizar, silenciar e purificar a mente. Quando se repetem estes sons divinos, consciente ou inconscientemente, nossas emoções, pensamentos, desejos, ou seja, todo o nosso ser, volta-se automaticamente para a busca do Divino.
Por fim, é importante constatar que os mantras são uma escada que leva diretamente para o Ser Supremo, para a nossa verdadeira realização.
Escrito por Gabrielle Carreira da Equipe Eu Sem Fronteiras.