Não vamos tratar aqui da história de Abraão e Ló, nem de religião, vamos falar sobre o cérebro e a inteligência emocional. O cérebro funciona como nós o condicionamos, isto é, ele guarda recursos alcançados por nossas investidas, pela nossa permissão pelo fato de ter sido experimentado tal recurso outrora na vida. Neste sentido, o cérebro funciona com inteligência emocional ou com a falta dela.
Quando fazemos escolhas, normalmente se analisam diversos aspectos, pois uma escolha é difícil e complexa. Em nosso dia a dia sempre vamos vivenciar o novo, o espanto e por vezes inevitavelmente teremos de escolher qual o caminho a seguir: as campinas ou o deserto.
Muitas vezes teremos de lidar com o deserto para manter nossa dignidade, nosso caráter. Isso é muito difícil. São escolhas que mudam a vida da pessoa para sempre. Se a escolha forem as campinas, tudo pode parecer menos doloroso, afinal nas campinas existem conforto e segurança, enquanto no deserto há incertezas e muitas outras sensações difíceis de serem vencidas, porém são sempre possíveis de se vencer com superação.
A inteligência emocional se mostra uma ferramenta potente em relação a qualquer intenção de escolha. A inteligência emocional garante a paz de espírito intacto, ela dá direção e discernimento e faz melhorar sua visão de mundo. Como então alcançar essa inteligência emocional? Existem vários caminhos, a começar pela meditação e pelo desapego do materialismo. É bom também praticar exercícios físicos e leitura de bons livros, pois são alguns dos meios para se desenvolver essa envergadura de espiritualidade.
Você também pode gostar:
Quando alguém se encontra perdido e não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. Porém, como não estamos em “Alice no país das maravilhas”, sabemos o quanto é difícil escolher, pois aqui é a vida real. Como salientei, existem métodos que te levam ao processo e ao progresso a caminho da sua melhor versão. Isso pode demorar, porém precisa iniciar. Não escolha a dúvida, defina aonde quer ir. Os motivos da sua escolha devem ser bem medidos e analisados em seus diversos pontos e aspectos.
“Se tens dúvida isso pode ser o pecado da fé, porém, se tens em teu espírito a definição, salvo estará no deserto e em qualquer verde ilusório do mundo das ilusões.”