Coragem, do latim coraticum, significa a bravura que vem de um coração forte. Habilidade de ser e estar na vida, nasce do autoconhecimento e da capacidade de lidar com situações adversas de maneira resiliente.
A pessoa corajosa reconhece seu valor, pratica honestidade consigo mesma, diz a verdade sem acusar ou julgar, não espera aprovação dos outros, é sábia ao lidar com dificuldades pessoais e coletivas.
Sua comunicação é assertiva, demonstra alinhamento entre pensamentos, sentimentos, palavras e atitudes.
Nomeia suas emoções, não as coloca “embaixo do tapete”, pois sabe que não precisa provar nada para ninguém. Assim reconhece o que sente, porque sente o que vai fazer com seus sentimentos.
A pessoa corajosa sabe que vai encontrar resistências internas e externas à medida que avança em direção ao seu ideal.
Os desafios virão para testar sua coragem. O sabotador interno, o crítico interior trará crenças limitantes, criadas ao longo da vida, tentando levar o ser ao desânimo ou descrença em si.
Pessoas apreciadoras de competitividade surgiram para testar sua força e determinação, conflitos diversos podem surgir.
A partir do seu centro, que é o seu coração, de onde brota a coragem, alimentada pelo amor-próprio e pela clareza de quem você é de fato — e não o que as pessoas dizem que você é ou deveria ser —, a pessoa corajosa se ergue.
Coragem, portanto, não é sobre esmagar, com o próprio ego, os outros, as situações. A coragem não grita, não faz demonstrações “palcóticas” de sua bravura.
Atos de coragem invocam a bravura do coração, isto é, a confiança, a responsabilidade, a clareza mental e a sabedoria de que toda ação gera uma reação, portanto uma consequência, benéfica ou desastrosa para si, outros e meio ambiente.
O arquétipo da coragem demonstra profundo respeito por sua história de vida. Amor doador honra os saberes ancestrais, deseja a própria cura, trabalha pela cura de outras pessoas e do planeta.
Valentia, bravura e coragem são qualidades de corações nobres, de pessoas que desejam verdadeiramente viver sua essência divina, contribuindo para que o mundo material seja um lugar de experiências dignas para todas e todos.
Dicas para o fortalecimento da coragem:
- Valorize sua jornada
- Agradeça suas aprendizagens
- Reconheça os desafios
- Medite sobre suas habilidades e talentos
- Expresse sua coragem com elegância da alma
- Sinta mais
- Escute mais
- Contemple mais
- Seja você, confie em você
Para finalizar, deixo uma sugestão de prática meditativa, publicada em outro artigo sobre coragem. Escolha um local confortável, música agradável e pratique. Depois conta para mim como foi a experiência.
Meditação Abraçando a Coragem
Sente-se confortavelmente… Inspire e expire… Suave e profundamente… Relaxe o corpo…
Imagine um círculo de luz branca dourada… Bem suave e clara… Essa luz abraça você… Essa luz é a luz da coragem…
A coragem é suave, firme, clara e segura… A luz ilumina o seu coração, você sente o carinho, o acolhimento e o abraço da coragem envolvendo todo o seu ser…
Você sente a luz interior… Dizendo mentalmente… Eu sou corajosa…
Eu sinto a verdade e a força da coragem em todas as minhas células.
Essa luz branca dourada está sempre comigo… ela é parte de mim.
Você também pode gostar
- Compreenda a relação entre zona de conforto e coragem
- Analise quais são as emoções que fazem mal para o corpo
- Resgate sua força para começar de novo
Inspire e expire, por mais alguns minutos, preste atenção na sua respiração, na energia e na vibração da coragem pulsando em você.
Lentamente, amorosamente, abra os olhos, alongue os braços e observe seu estado emocional.
Boas reflexões e experiências… desejo muito sucesso e fortalecimento da coragem.