Fico pensando em como iniciar essa conversa e sinto como se eu estivesse levando a palavra para passear. Escrever é isso, sair de mim e chegar até o outro e, a partir desse nosso encontro, estabelecermos um diálogo.
Diálogo verbal ou não, corporal sempre. Palavra abraça, afeta, chega aos olhos, aos ouvidos e enlaça todo corpo. Faço, aqui, uma referência a este corpo-casa e peço licença para adentrar este seu espaço, seu lugar de existência.
Sinta como se eu estivesse chegando com bolo quente e café coado há pouco e que, juntos, sentar-nos-emos ao redor da mesa posta, para que, assim, possamos conversar, prosear com versos, trazendo encanto e poesia aos nossos dias.
Antes de prosseguir, gostaria de fazer um convite a você: por um instante, aproxime-se da sua respiração, onde quer que você esteja, simplesmente sinta o ar entrando e depois saindo através de suas narinas. Você pode fazer isso de olhos abertos ou fechados, experimente!
Esse movimento de entrada e saída do ar promovido pela respiração cumpre o mesmo papel de quando abrimos as janelas da casa, o que permite que os ares se renovem.
Sou capaz de perceber a diferença em seu semblante depois de ter realizado uma respiração consciente, levar a atenção para um gesto corriqueiro e automático pode fazer uma grande diferença na forma como nos sentimos e sei que, nesse momento, você já compreendeu isso também.
Eu conto agora a você porque me refiro ao corpo como casa. Casa, para mim, guarda a referência de um lugar de intimidade, onde eu posso me sentir à vontade e isso é o mesmo que dizer que casa é um lugar onde posso ser quem sou.
Você também pode gostar:
Pensar no corpo com esse referencial todo é algo que, além de me trazer muita alegria, aproxima-me da sensação de liberdade. Livre de padrões, de imposições, de categorizações. Livre de ideais que não os meus próprios. Um caminho de retorno ao próprio lar!
Nem sempre foi assim e sei que teremos a oportunidade de dialogarmos sobre essas histórias que fizeram com que eu me aproximasse da pluralidade da palavra corpo. Corpos.
Meu intuito é que essas nossas conversas o auxiliem a encontrar conforto nessa sua casa, por isso estou aqui para auxiliá-lo nessa reforma.
Até breve!