Convivendo Nutrição Veganismo Vegetarianismo

Veganismo x Rodeios

Show de rodeio com peão cavalgando no touro
ferrantraite / Getty Images Signature / Canva
Escrito por Luciana Pessutti

O texto a seguir vai abordar resumidamente a prática de rodeios, a qual é chamada por muitos de esporte.

Muitas pessoas pensam que o veganismo é voltado apenas para a alimentação, mas não, pois o veganismo é muito mais abrangente.

Veganismo é lutar pelos animais no âmbito geral, como alimentação, vestuário, “entretenimentos”, testes, dentre outros.

Neste texto, vamos focar mais nos rodeios com o depoimento de um dos maiores locutores da história, conhecido como Asa Branca (Waldemar Ruy dos Santos), que faleceu em fevereiro de 2020. Em relato de sua trajetória da fama, Waldemar disse se arrepender de várias atitudes, mas o seu maior arrependimento está relacionado aos espetáculos com os animais, os quais eram maltratados por ele e pelos outros peões.

Show de rodeio com peão cavalgando no touro
twohumans / Getty Images Signature / Canva

“Estou pagando toda a dor que causei e incentivei os outros a causar nos bichos dos rodeios”, diz, com a dicção bastante prejudicada pelos tumores, sem um pingo de vestígio da voz potente que lhe garantiu sucesso e fortuna nos anos 90. Quando era aprendiz de peão, ele amarrava arame farpado em pneus para depois jogar no pescoço de cavalos. O sangue escorria pelas crinas enquanto os animais saltavam com dores.

“Dos rodeios grandes aos pequenos, a festa era de alegria para o público, mas de dor e sofrimento para os bichos”, conta Asa Branca. Ele diz ter visto competidores usar um aparelho para emitir choques de 12 volts com o objetivo de fazer com que os bois saltassem de forma mais frenética, para garantir boas notas diante dos juízes. Havia também tropeiros que colocavam arames no sedém, a faixa de couro enrolada na região da virilha do animal, com o mesmo objetivo. “Eu via tudo isso na época, mas não me importava”, reconhece. (Em entrevista para a “Veja Abril”).

Desde o transporte, o alojamento, os barulhos, os movimentos/treinamentos que são forçados a fazer, instrumentos que são utilizados para tal, tudo isso vai contra a natureza do animal.

Você também pode gostar

Devemos ter a consciência de que os animais possuem o mesmo direito à vida e à liberdade assim como nós humanos.

“A ideia de que uma pessoa sentada nas costas de um cavalo traga algum tipo de “prazer” para o animal é um grande mal entendido sobre a sua fisiologia.” – Alexander Nevzorov (jornalista russo)

“Como zeladores do planeta, é nossa responsabilidade lidar com todas as espécies com carinho, amor e compaixão. As crueldades que os animais sofrem pelas mãos dos homens estão além da nossa compreensão. Por favor, ajude-nos a parar com essa loucura.” – Richard Gere

Sobre o autor

Luciana Pessutti

Oi, meu nome é Luciana Pessutti, sou vegana desde abril de 2011.

Desde criança não achava correto ter os “bichinhos” no meu prato, porém somente depois de adulta fui conhecer o veganismo e, desde então, divulgo por meio da internet informações dos bastidores da indústria de laticínios, ovos, mel e demais explorações

que acontecem com os animais, visando conscientizar para o fato de podermos ter uma vida ética e saudável sem precisar explorar ou matar animais.

Uma das minhas frases preferidas é:

“Olhe no fundo dos olhos de um animal e, por um momento, troque de lugar com ele. A vida dele se tornará tão preciosa quanto a sua e você se tornará tão vulnerável quanto ele. Agora sorria, se você acredita que todos os animais merecem nosso respeito e nossa proteção, pois em determinado ponto eles são nós e nós somos eles.”

– Philip Ochoa

Contato: lluzinha39@gmail.com
Instagram: @Luzinha4071