Convivendo Pet - Animais de estimação

6 benefícios de ter um animal de estimação

Criança segurando um coelho preto
cottonbro / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O fato de que animaizinhos mudam um ambiente, uma casa e uma vida ninguém duvida. Eles chegam muitas vezes de mansinho, mas pouco tempo depois já conquistaram seus donos por inteiro (e foram conquistados por eles). Apesar de todo mundo dizer que a presença de um bichinho pode ser bem agradável, quais são os verdadeiros benefícios da presença de um animal em nossas vidas?

Preparamos um artigo que apresenta a resposta a essa pergunta! Agora você vai entender de uma vez por todas de que forma o seu pet o ajuda a viver melhor e com mais qualidade. Ah, e se você está pensando em adotar um cachorro, um gato ou outro animal, leia atentamente o nosso artigo, para entender de que forma ele pode ser importante, benéfico e agradável em sua vida.

Atenção, porém, pois animais precisam de tempo, carinho, amor, comida, água, entre outros itens e situações essenciais. Se você, porém, sente que ainda não tem condições de ter um animal de estimação, siga o seu conselho para si mesmo e não adote. Por outro lado, se você sente que pode ser um bom tutor/dono para uma criaturinha que certamente está precisando de muito carinho, adote!

Preparamos uma lista com 6 benefícios que os animais trazem às nossas vidas. Confira-os:

Combate o estresse

Está precisando de um alívio para o estresse? Um bichinho, portanto, pode ser a solução! De acordo com um estudo publicado em 2018 pela Universidade Estadual de Nova Iorque, dos Estados Unidos, animais de estimação são companheiros essenciais para que combatamos o estresse do dia a dia. A pesquisa testou os níveis de tensão de pessoas desacompanhadas, com seus parceiros românticos, com seus animais de estimação e com os animais e os parceiros românticos. Para a surpresa de muitas pessoas, os melhores resultados apareceram quando somente o animal estava presente.

Um casal dormindo com um cachorro
Olya Kobruseva / Pexels

Diminui o risco de alergias em crianças

Você certamente conhece alguém que doou um bichinho ao ver seu filho ou filha nascer ou que preferiu nem adotar por ter medo de a criança ter ou desenvolver alegria ao pelo do animal, certo? Isso, porém, é um engano enorme dos pais! Uma pesquisa publicada pela Universidade de Wisconsin-Madison em 2019 mostrou que o sistema imunológico de uma criança pode ser 33% mais fortalecido em relação às alergias se o pequeno ou a pequena tiver contato com um animal. Que tal presentear seu filho ou sua filha com um animalzinho? Ele vai fazer bem para a saúde deles, viu só?

Faz bem para o coração

Estudos realizados entre 2017 e 2020 pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, em parceria com o Instituto Nacional de Saúde do país norte-americano apontaram que ter um animal em casa reduz bastante o nível de triglicérides, o colesterol e a pressão sanguínea dos donos. Como isso tudo pode causar paradas cardíacas, além de outras doenças do coração ou cardiovasculares, ter um animalzinho por perto pode ser uma ótima prevenção “natural” para esses problemas bastante graves.

Homem correndo com seu cachorro em um campo
Olya Kobruseva / Pexels

Cachorros ajudam a controlar o peso

“Vamos passear?”. Muitos cãezinhos só de ouvirem isso ficam loucos para dar uma voltinha na rua. Saiba que essa voltinha não é benéfica somente para ele, porque uma pesquisa do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos comprovou que pessoas que caminham diariamente com seus doguinhos têm menos chances de serem obesas em relação àquelas que não passeiam com animais de estimação todos os dias.

Gatos reduzem riscos de AVC

E para que os donos de gatos não fiquem irritados com o nosso artigo, aqui vai um estudo da Universidade de Minnesota, comprovando que gatos trazem benefícios que evitam e previvem infartos, AVC e outras doenças cardiovasculares. Esse estudo é longo: foram mais de 20 anos acompanhando 4.500 pessoas. Entre os resultados, 40% daqueles que não tinham gatos tinham mais chances de ter um AVC, bem como 30% mais chances de ter uma parada cardíaca. Apesar da relação aparentemente aleatória entre uma coisa e outra, os pesquisadores escreveram que isso acontece porque a presença dos bichanos diminui a ansiedade e o estresse, especialmente a longo prazo.

Você também pode gostar

Companhia para momentos difíceis

Em seu livro “Os cães sabem quando seus donos estão chegando”, o biólogo inglês Rupert Sheldrake afirma que os animais de estimação, sejam eles quais forem, conseguem ajudar o tutor/dono a passar por um momento de força, dúvida e, acima de tudo, de luto. De acordo com o autor, os animais melhoram a autoestima dos donos, dão e recebem bastante carinho e fazem companhia, especialmente em momentos de luto e perda de entes queridos.

Se essa lista, porém, não o convenceu a adotar um pet, não sabemos o que mais vai! Aproveite todos os benefícios que a presença dessa criaturinha pode trazer para a sua vida, como infinitas doses de carinho e amor. Coloque um bichinho em sua vida e seja muito mais feliz na companhia dele! Não se esqueça, porém, de apenas adotar um animal caso você tenha a certeza de que deseja um e de que ele vai poder acompanhá-lo onde você for. Cachorros e gatos não são brinquedos, portanto não os trate como tal. No mais, adote e coloque ainda mais felicidade, afeto e carinho na sua rotina.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br