Você conhece a linguagem do corpo? É uma análise terapêutica segundo a qual os problemas físicos que afetam o nosso corpo estão diretamente relacionados às nossas emoções, às nossas crenças, aos nossos sentimentos e aos nossos pensamentos, então podem, em certa medida, ser curados de maneira natural ao lidarmos com esses aspectos que causam disfunções psicológicas e emocionais em nós.
Segundo o livro “Linguagem do Corpo”, da autora Cristina Cairo, dores nos joelhos simbolizam problemas na vida presente, já que o joelho tem a função de equilibrar as coxas (passado) e o futuro (pernas).
Os problemas de aceitação da vida presente podem ser vários, mas estão principalmente relacionados à dificuldade de aceitar opiniões alheias à defesa excessiva de seu próprio espaço, então passa por um amadurecimento para que seja possível lidar com críticas e evitar essa atitude superprotetora consigo mesmo, entendendo que nem tudo ou todo mundo deseja atacá-lo ou quer o seu mal.
Outros problemas de falta de equilíbrio na vida presente envolvem falta de respeito consigo mesmo, no sentido de não se comprometer a realizar os seus objetivos, os seus sonhos e os seus planos, sejam eles quais forem, de ordem acadêmica, profissional ou pessoal. Essa anulação pessoal acontece porque a pessoa para de dar voz à sua essência e diminui a importância do que diz o seu coração.
Enfim, feridas sentimentais muito graves, problemas relacionados a orgulho, desrespeito à própria maneira de ser e o desejo de forçar uma situação que não acontece de maneira espontânea e natural, além de viver com o coração cheio de desapontamentos, frustrações e críticas a si mesmo, são as principais causas de problemas nos joelhos.
Você também pode gostar
É comum também que as pessoas que não se dobram aos outros sofram com dores nos joelhos por causa dessa resistência a ser flexível e a aceitar que a opinião, as emoções e as reflexões dos outro são tão importantes quanto as delas, então essa falta de flexibilidade acaba somatizando no joelho, que passa a ter problemas em suas articulações.
O tratamento desses problemas emocionais que afetam a saúde física passa, essencialmente, por uma análise honesta e sincera de si mesmo, com objetivo de entender o que está ferindo você — e se quem está ferindo você é você mesmo. Todos temos problemas emocionais, então reconhecer os seus não é vergonha nenhuma, pelo contrário, porque é o primeiro passo para curar todas as dores que incomodam você, sejam físicas, sejam emocionais.