O sentimento de gratidão é o que se manifesta quando alguém faz algo positivo por nós e quando percebemos a grandiosidade das nossas conquistas. Então, é como uma sensação de reconhecimento pelo trabalho de alguém, seja de outra pessoa, seja de nós mesmos.
Entretanto, existem também outras maneiras de pensar sobre a gratidão. Para se aprofundar nesse sentimento, aproveite o conteúdo que preparamos. Com ele, você terá uma nova percepção sobre a sua vida!
Diferentes perspectivas sobre gratidão
A gratidão é um sentimento explorado por muitas maneiras de ver o mundo. A religião, a psicologia e a filosofia vão expandir os seus conhecimentos sobre o assunto, a seguir!
1) Religião
Na maioria das religiões, o sentimento de gratidão é o que nos conduz a praticar boas ações. No catolicismo, a gratidão a Jesus Cristo por ter morrido em nome dos pecados da humanidade é um dos principais motes da crença.
No Alcorão, a frase “E quando Deus declarou: Se você for grato, eu lhe darei mais, mas se você for ingrato, em verdade minha punição será severa” destaca a importância de cultivar esse sentimento.
Ou seja, a gratidão, em um sentido religioso, pode ser associada à Lei da Atração. Isso significa que você vai atrair aquilo que cultiva. Ao reconhecer o sacrifício de Jesus e praticar o bem, você terá prosperidade. Por outro lado, ao demonstrar a sua gratidão pela vida, conseguirá tudo o que precisa.
2) Psicologia
Para a psicologia, a gratidão tem um efeito especialmente positivo na saúde mental de uma pessoa. Se trocarmos as reclamações pela gratidão, por exemplo, sentir-nos-emos mais otimistas e dispostos com o passar do tempo.
Por essa perspectiva, é possível sentir-se grato pelo passado, pelo presente ou pelo futuro. No primeiro caso, a gratidão se manifesta quando recuperamos memórias e ficamos felizes por tudo que nos aconteceu.
A gratidão pelo presente, no segundo caso, é o que nos mostra que nem tudo vai acontecer de acordo com nossos planos, mas ainda assim vamos dar um jeito. Finalmente, sentimos gratidão pelo futuro ao manter a esperança de que tempos melhores virão.
3) Filosofia
Embora a filosofia seja uma área de estudo muito ampla, podemos entender a gratidão por meio de uma das teorias desse tipo de conhecimento. Nesse sentido, a gratidão seria uma maneira de compartilhar. Como assim?
Pense sobre as coisas mais grandiosas que você já conquistou. Provavelmente, você recebeu ajuda de outras pessoas para realizá-las perfeitamente. Então, a alegria por essas conquistas deve ser compartilhada com quem esteve ao seu lado.
Para uma pessoa egoísta, no entanto, a gratidão é difícil de ser aplicada. Isso porque ela não é capaz de reconhecer que teve ajuda e não quer dividir com outros aquilo que parece ser apenas dela mesma. Será que você tem dividido as suas conquistas com quem sempre esteve ao seu lado? Reflita!
Como expressar a gratidão?
Expressar a gratidão que você sente é mais simples do que parece. Com pequenas atitudes cotidianas, você já consegue mostrar que valoriza a vida que tem e as pessoas que estão ao seu lado, mesmo com todos os desafios. Inspire-se com esta lista:
1) Abraçar alguém que sempre o ajuda;
2) Dizer “obrigada(o)” com mais frequência;
3) Agradecer pela sua vida diariamente;
4) Dar uma lembrancinha para quem o auxilia;
5) Reconhecer as suas conquistas;
6) Escrever um diário de gratidão;
7) Enxergar os desafios como uma chance de evoluir;
8) Aproveitar as oportunidades que a vida oferece;
9) Meditar sobre sua vida;
10) Disponibilizar-se para ajudar quem o apoia.
Você também pode gostar
A partir de cada reflexão apresentada, concluímos que a gratidão é um sentimento transformador. Por meio dele, reconhecemos as belezas e as dificuldades da vida, com a certeza de que teremos o apoio necessário para enfrentar qualquer obstáculo. Além disso, podemos incorporar hábitos simples para expressar a gratidão com mais empenho e verdade. Espalhe o bem!