Se a meditação ainda não faz parte da sua rotina, está na hora de incorporar esse hábito para colocar o seu corpo e a sua mente em sintonia. Com uma meditação para alinhar os chakras, então, você vai ampliar os benefícios que essa prática fornece. A seguir, aprenda o que são os chakras, por que devemos alinhá-los e quais são as mudanças que esse gesto trará para a sua vida. Surpreenda-se!
Direto ao ponto
Você sabe o que são os chakras?
De acordo com o hinduísmo (religião tradicional indiana), os chakras são centros de energia que estão distribuídos em nosso corpo. Eles são responsáveis por absorver, processar e exteriorizar as vibrações que passam por nós. Embora o conceito dos chakras seja utilizado por inúmeras religiões e filosofias, a definição que prevalece é a que diz respeito ao significado da palavra “chakra”, em sânscrito. Nesse caso, o termo significa “roda”, indicando que as energias existem em nós de forma cíclica.
Sendo assim, é como se tivéssemos, dentro dos nossos corpos, rodas que processam energias diversas e interferem na maneira como nos sentimos e nos expressamos. No corpo humano, existem sete chakras principais, organizados em uma linha vertical que vai do topo da cabeça até o períneo: chakra raiz, chakra sexual, chakra umbilical, chakra cardíaco, chakra laríngeo, chakra frontal e chakra coronário.
Cada um dos sete chakras é associado a um órgão do corpo, uma cor, um símbolo e um mantra. É com base nessas associações que podemos estimular as vibrações desses centros de energia, direcionando onde e como elas devem atuar em nós.
Por que devemos alinhar os chakras?
Imagine que os chakras do seu corpo são como engrenagens, conectadas entre si. Se uma das engrenagens não funcionar, todo o sistema estará prejudicado, certo? Provavelmente, outra engrenagem ficará sobrecarregada, e o fluxo não vai acontecer como deveria. Ou seja, se um dos seus chakras estiver desalinhado ou bloqueado, as energias que ele deveria levar a todo o seu corpo estarão comprometidas. Como consequência disso, você pode sentir um mal-estar físico, emocional e até mental, já que o seu organismo não está trabalhando com a fluidez necessária.
Por outro lado, quando os seus chakras estão alinhados, é como se todas as engrenagens estivessem livres para girar o quanto precisassem. Não há acúmulo energético ou dificuldade de trânsito de vibrações.
Logo, no aspecto mental, você tem mais disposição, mais clareza nos seus pensamentos, mais concentração e mais criatividade. Desse jeito, torna-se simples resolver problemas e lidar com os imprevistos que a vida pode apresentar.
No aspecto emocional, é provável que você consiga controlar melhor as suas emoções, mantenha a calma em situações de estresse, reduza sensações de tristeza e de ansiedade e administre com maestria até as emoções ruins, que eventualmente teremos.
Por fim, o fluxo correto de energias no seu corpo pode favorecer o bom funcionamento dos seus órgãos. Quando as vibrações do seu campo energético são positivas, há um incentivo a mais para que o seu organismo remova toxinas e incorpore nutrientes com mais facilidade.
Você também pode gostar
Meditações para alinhar os chakras
Depois de compreender a importância de alinhar os chakras, você já pode descobrir como fazer isso. É mais simples do que se imagina! Na verdade, você só vai precisar acessar o Spotify, um aplicativo gratuito de músicas, podcasts e outros tipos de gravação de som.
Portanto, comece acessando o seguinte link: Playlist de meditação
Depois, é só conferir as meditações guiadas que preparamos para cada um dos chakras do seu corpo. Com elas, você vai alinhar os sete centros de energia para aumentar seu bem-estar, sem dificuldade. Experimente!
As meditações para alinhar os chakras são uma maneira eficiente de melhorar sua saúde física, mental e emocional. E você pode praticá-las onde estiver, seja no conforto da sua casa, seja no caminho até o seu trabalho. Confira a nossa playlist no Spotify para aumentar o seu bem-estar!