Nesta semana, inicia-se a primavera no Hemisfério Sul, e, pela visão da Medicina Chinesa, as mudanças de estação nos influenciam bastante, sendo de muita importância que, nessa fase de transição entre cada estação, possamos nos observar para podermos perceber o que essa mudança pode gerar em nosso corpo e como podemos nos cuidar, para podermos aproveitar as influências positivas dessa passagem.
Para a Medicina Chinesa, tudo está interligado – natureza e nosso corpo. Sendo assim, cada estação do ano é representada por um elemento da natureza, e cada um deles rege um de nossos órgãos e emoções específicas.
Na primavera, o elemento em ação é a Madeira.
A Madeira rege o fígado e a vesícula biliar, e as emoções que os envolve é a raiva, a agressividade ou irritabilidade. Além disso, a energia da vesícula biliar promove a capacidade de tomarmos decisões com assertividade e planejamento, para fluirmos com nossos objetivos.
A primavera nos convida para um movimento de expansão, pois é quando a nossa energia vital cresce, procurando abrir caminho em busca do Sol, como uma árvore com seus brotos. No inverno, o movimento foi de interiorização, então foi uma fase em que guardamos energia para, assim, despontar como um broto cheio de motivação para o nosso desenvolvimento na estação seguinte.
Agora, então, é um momento de abertura, de se colocar ao mundo e ir atrás do seu Sol.
A primavera estimula os nossos processos criativos, sendo uma fase de recomeços e criações.
Pelo olhar oriental, os chineses sempre fazem acupuntura, principalmente na troca de estações, que é quando precisamos nos adaptar às mudanças decorrentes dessa transição.
Para esse momento, a acupuntura pode ajudar a equilibrar o que vem à tona nesse processo, ajudando-nos a direcionar a energia de agressividade que a Madeira possui, de uma forma produtiva e canalizada em propósitos criacionais. Sendo também bem interessante para o fortalecimento de nosso fígado e de nossa vesícula biliar.
Você também pode gostar
Algumas dicas para essa fase:
- Faça mais atividades ao ar livre, passeios em parques, campos abertos, lugares em que sinta a energia da natureza e possa captar esse Qi (energia) para você, abastecendo-se dele.
- Escrita terapêutica, para esse momento em que naturalmente teremos mais ideias ou insights. Use um caderno e anote tudo o que vier a sua cabeça. Pode não fazer sentido no primeiro momento, mas pode ser útil no futuro.
- Terapia Floral pode ser uma grande aliada para esse processo, na ajuda para canalizar qualquer irritabilidade que vier à tona ou para o excesso de pensamentos que pode acontecer nessa estação.
- Procure se alimentar bem, buscando alimentos de natureza morna, com movimentos ascendentes, como brotos e folhas verdes. Evite o consumo de muita gordura ou comidas fritas e excesso de proteínas, para não forçar o seu fígado.
- Evite se expor ao vento, que pode enfraquecer bastante o meridiano do fígado, gerando torcicolos, tensões musculares ou dores articulares. Essa é uma fase em que isso pode ser comum.
- Pratique atividades físicas, se possível, ao ar livre, para aproveitar toda a energia da primavera.
- Faça atividades que estimulem a sua criatividade, como pintar, desenhar, tocar algum instrumento musical, dançar… algo que te dê prazer e te faça desenvolver novas linhas de pensamento.
- E, se puder, claro, faça acupuntura.
Desejo que a sua primavera seja muito expansiva, criativa e cheia de bons projetos.
Bom florescimento para todos nós!