Autoconhecimento Relacionamentos

Amizade, o fruto da raiz do amor

Várias pessoas se cumprimentando. Elas tocam seus punhos uns nos dos outros.
IKO / 123rf

Amor e amizade são duas palavras que têm a mesma raiz, AM. Segundo alguns autores (estudiosos da filologia e da etimologia), na raiz do verbo amar há a ideia de semear, plantar, cultivar. Há também a linha de estudos que afirma que a palavra latina “amor” se origina de uma raiz indo-europeia, que faz referência à palavra mãe, ao amor inicial e incondicional, ao sentido de carinho, cuidado e proteção.

A amizade é o amor que nasce do carinho, do respeito, do cuidado e da reciprocidade. É um laço entre corações que se acolhem mutuamente, oferecendo calor, luz e apoio a todo momento.

Amizades verdadeiras são tesouros de valor inestimável, são dádivas maravilhosas. Amigos e amigas são anjos de luz em nosso caminho, anjos que nos acompanham, de longe ou de perto, emanando poderosas vibrações e energias para o nosso bem.

Tipo de amor genuíno, altruísta, benevolente e generoso, a amizade é um relacionamento no qual o companheirismo, a consideração e a lealdade prevalecem.

Pessoas se abraçando - vistas de costas - sobre um campo com grama e trigo.
Dim Hou / Pixabay

Nossas amizades constituem a nossa família por afinidade, por laços de alma, por propósito de vida. Muito se fala em alma gêmea em relação ao amor ardente e apaixonado, mas ela também existe em relação às amizades.

Sabe aquela pessoa com quem nos comunicamos apenas pelo olhar e cujo timbre de voz é sinfonia para nossa alma? Aquela pessoa que diz: “Conta comigo!” e faz o nosso coração se aquecer e ter a certeza de que tudo vai dar certo? Lembra da vez em que você apenas pensou nessa pessoa e, minutos depois, ela ligou para você, enviou uma mensagem ou vocês acabaram se encontrando pessoalmente?

Ter amigos e amigas que são nossa alma gêmea é ter uma amizade para toda a vida e para além dela. O vínculo de amizade verdadeira é tão sagrado que perdura e vive eternamente em qualquer tempo, espaço e dimensão. O Universo se encarrega de unir as almas cujos corações e propósitos estão alinhados. O amor do Criador é o que nos faz encontrar amigos e amigas que se tornam nossos anjos.

Você também pode gostar

Que possamos demonstrar, por meio de atitudes, palavras e pensamentos,

o quanto nossas amizades são importantes para nós.

Não tenha medo ou vergonha de dizer: “Eu te amo!” a amigos e amigas que estão sempre presentes em sua vida.

Sobre o autor

Maria Cleide Pereira (MCSCP)

Maria Cleide da Silva Cardoso Pereira, ou Maria Cleide Pereira (MCSCP), é professora de língua portuguesa e especialista em gestão de pessoas. Estudiosa da psicologia analítica, é autora do livro "O universo simbólico da obra 'O Saci': um estudo junguiano sobre a obra infantil de Monteiro Lobato".

Fascinada pelas práticas integrativas e complementares, participou de cursos de massoterapia, reiki, medicina tradicional chinesa, fitoterapia, cristaloterapia, sistemas de curas vibracionais, entre outros.

Aquariana apaixonada pela humanidade, sempre acredita no melhor das pessoas. Seu propósito de vida é auxiliar o processo de expansão da consciência por meio do desenvolvimento integral dos indivíduos, aprimorando suas aptidões naturais, reconhecendo seus propósitos e fortalecendo suas competências, habilidades e atitudes.

Poetisa inspirada pela espiritualidade, imprime em seus versos e em sua prosa poética a linguagem do coração, convidando cada leitor e leitora a um profundo mergulho na própria alma.

A escritora é membro das seguintes academias literárias:

Academia Castanhalense de Letras

Academia Internacional da União Cultural

Academia de Letras da América Latina

Academia Literária Internacional de Poetas e Escritores

Contatos:
Email: mariacleidescpereira@gmail.com
Facebook: mariacleide.pereira