O exercício físico tem, sem dúvidas, um papel muito importante na manutenção de uma vida saudável e na redução de doenças psicológicas, tais como depressão, ansiedade e estresse. Para os praticantes de exercício físico regular, muitos são os benefícios adquiridos, como saúde cerebral, crescimento neural, redução de processos inflamatórios, sentimento de calma e de bem-estar. Outro benefício é que, durante o exercício físico, quantidades elevadas de endorfinas são liberadas na corrente sanguínea, causando alívio da dor e aumento o prazer, resultando no bem-estar geral do indivíduo e quebrando o ciclo de pensamentos negativos decorrentes da depressão.
O doctoranytime adverte que é muito importante consultar um especialista a fim de realizar as atividades necessárias e recomendadas para cada tipo de pessoa, com base no histórico de saúde e nas condições físicas de cada um.
Como alcançar os benefícios e liberar a tensão?
Quando a pessoa se movimenta, ocorre uma melhora do fluxo sanguíneo para o sistema neurológico, por meio de exercícios aeróbicos, tais como correr, nadar, andar de bicicleta e dançar. Por outro lado, o exercício trabalha o alongamento muscular, produz relaxamento dos músculos e ajuda a liberar tensões acumuladas.
• Respiração adequada
Outro elemento muito importante que ajuda a libertar a tensão é a respiração correta, que é um excelente complemento ao exercício físico. Em episódios de ansiedade, a respiração acelera e o sistema simpático é ativado, induzindo a produção de adrenalina, ocorrendo redução do diâmetro dos vasos sanguíneos e aumentando a pressão arterial. O controle da respiração ativa o sistema parassimpático, que tem o efeito contrário ao sistema simpático. Desta forma, os músculos relaxam, o ritmo cardíaco e a pressão arterial reduzem, assim como os batimentos cardíacos. Se a pessoa estiver vivenciando eventos relacionados à depressão, é comum apresentar respiração bem lenta e, nesse aspecto, o exercício físico ajuda, pois, como descrito anteriormente, aumenta e acelera a respiração.
• Música
Muitas vezes, liberar a tensão corporal pode ser alcançado por meio do som. A música ajuda a libertar a tensão e, em alguns casos, auxilia o indivíduo a se reconectar consigo com a força necessária para sair do estado depressivo. No caso dos exercícios que exigem bastante energia, como o boxe ou o karatê, a força do movimento, a respiração e a expressão do som são combinadas, sendo extremamente benéficas à saúde.
• Aproveitando o momento “agora”
Outro elemento benéfico do exercício é que ele nos mantém no presente, no aqui e no agora. A mente se liga aos movimentos que estão sendo feitos, não ao passado ou ao futuro. A depressão pode levar ao passado, a acontecimentos que causaram dor, enquanto a ansiedade o leva ao futuro, à incerteza do que vai acontecer amanhã ou em alguma situação. Manter a mente no presente parece ser muito benéfico.
Quais são os benefícios para a mente?
• Aumento da memória
Os exercícios têm ações diretamente ligadas ao cérebro, e algumas dessas ações estão relacionadas à capacidade de memorizar coisas. Substâncias químicas estimuladas no cérebro durante a atividade física mantêm a saúde dos neurônios, bem como a formação de novos vasos sanguíneos e até mesmo a formação de novas células. Estudos comprovaram que a porção temporal do cérebro responsável pela memória e pelo pensamento rápido é maior em pessoas que fazem exercícios.
• Redução de estresse e ansiedade
Os exercícios são de extrema importância nas ações para reduzir o estresse e a ansiedade, pois melhoram a capacidade cognitiva, aumentam a autoestima e fornecem energia. Um dos fatores que levam à redução do estresse e da ansiedade é o fato de que o exercício contribui com a liberação de endorfinas. Esse hormônio é vastamente conhecido como o hormônio da felicidade e traz diversos benefícios, tais como elevação do humor, aumento da disposição física e da concentração, fortalecimento do sistema imunológico, melhora da memória e da qualidade do sono, gerando uma melhora significativa na qualidade de vida.
Você também pode gostar:
As atividades físicas podem ser das mais variadas possíveis, como as de alta intensidade (ex.: crossfit) ou de relaxamento,fortalecimento e alongamentos (exs.: yoga e pilates). Caminhadas e natação também são atividades que proporcionam benefícios à mente.
O doctoranytime recomenda a visita a um profissional que pode ser agendado por meio da plataforma. O profissional vai indicar o melhor exercício para cada pessoa baseado no histórico de saúde e nas condições de cada indivíduo.