Em tempo de trabalho remoto, as dores musculares nunca estiveram tão presentes. As horas debruçadas sobre o computador, somadas a uma postura inadequada, resultam em uma dor ali, outra aqui e muitas vezes dói tudo! Dói o corpo e dói o sentir. O medo, as preocupações e as incertezas também fazem doer, porém fazem doer as emoções, que, por sua vez, atingem “indiretamente” o corpo físico, trazendo ainda mais tensão e, adivinhem, dores!
Alongamento, exercícios e meditação são ferramentas indispensáveis nos momentos de tensão, mas os chazinhos mágicos de nossas avós também podem ser excelentes parceiros no tratamento da dor. Um, em especial, tem funções terapêuticas certeiras no alívio da tensão. A macela (Achyrocline satureioides), planta herbácea da família das Asteraceaes tem princípios ativos fitoterápicos que a classificam como analgésica, anti-inflamatória, calmante e relaxante muscular. Suas flores, em especial, podem te ajudar muito nos momentos de crises musculares. Basta consumir 500 ml do chá durante o dia e/ou uma xícara caprichada próximo à hora de dormir.
Embora a macela tenha grande eficácia no relaxamento muscular, não são só os músculos que relaxam. Nosso emocional também se beneficia muito com a infusão de suas perfumadas flores. Na verdade, nossas reações relaxam. Aquilo que antes podia nos enfurecer, acredite, em um passe de mágica passa a não nos tirar mais do eixo. A medicina da macela nos ensina a olhar nossos desafios com mais leveza.
Portanto use e abuse desse presente da natureza. Ah! Também vale banho, escalda-pés e spray de ambientes. Lembre-se de que as plantas atuam em diversos níveis: físico, emocional e energético. Receita do chá de macela (igual para banho e escalda-pés):
- 500 ml de água filtrada;
- 2 colheres de sopa das flores de macela (desidratadas, você encontra em lojas de produtos naturais);
- Mel para adoçar (se não quiser, não precisa adoçar).
Esquente a água assim que as primeiras bolhinhas começarem a surgir, desligue o fogo e acrescente as colheres das flores da macela. Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe, adoce e aproveite!
Você também pode gostar
OBS 1: não ferva a água do chá, pois as flores são ricas em óleos essenciais, que vão embora se fervidas em altas temperaturas.
OBS 2: consuma os 500 ml indicados dentro de 24 horas; depois desse tempo, a planta oxida e perde suas propriedades.
OBS 3: encare o preparo do seu chá como um ritual de autocuidado e amor-próprio, então capriche!