O feriado mais familiar está chegando: o Natal, quando reunimos toda a família, as crianças ficam empolgadas com o Papai Noel, a vovó colocando comida na mesa, hummm! Rabanada. Comidinhas que só são servidas nessa época. Mas você já se perguntou como essa data é celebrada por outras religiões? No catolicismo é o nascimento de Jesus, na umbanda comemora-se a vida de Oxalá, pai maior. A palavra “Natal” significa “nascimento”, por isso algumas religiões comemoram essa data. Vamos conferir?
Catolicismo
A maior representação da data é o nascimento do filho de Maria, Jesus Cristo. As famílias se reúnem para a ceia entre os dias 24 e 25 de dezembro. Vão à igreja para as comemorações religiosas e assistem à missa do Galo, realizada na véspera do Natal pelo Papa, no Vaticano.
Budismo
No budismo não há essa comemoração. Para eles não é uma data cristã, mas de cunho espiritual. Mas eles admiram quem luta pela humanidade, sendo assim respeitam a celebração e a figura de Jesus Cristo, que, para eles, é considerado um bodhisattva, que é um santo ou alguém que se sacrifica pela humanidade. Para eles o mês de maior comemoração é maio, quando se celebra o nascimento e a morte de Buda.
Judaísmo
Os judeus não comemoram o Natal nem o Ano novo. Embora o mês todinho de dezembro seja de festas, nem o dia 25, nem a virada do ano são comemorados. Nesse mês é comemorado o Hanukkah, que em hebraico significa “festa da luz”. Para eles, na data é comemorada a vitória do povo judeu sobre os gregos, uma guerra pela liberdade que durou dois mil anos. O menorah é o principal símbolo dos judeus, que é um candelabro com oito velas. Cada vela é acesa diariamente até completar os oitos dias de festas.
Umbanda
Na umbanda, Oxalá é relacionado a Cristo. A data é um agradecimento a esse orixá grandioso. No dia 25, os umbandistas comemoram agradecendo à entidade que comanda as forças da terra.
Você também pode gostar
Evangélico
Os evangélicos também acreditam no nascimento de Cristo, assim como os católicos. Por isso ambos são considerados cristãos. A diferença é que os evangélicos não realizam a missa, fazem celebrações com orações em casas ou cultos em igrejas.
Espiritismo
O Natal, no espiritismo, é realizado de forma discreta. Para eles, é uma data muito importante e eles celebram em suas casas, sem bebida e geralmente sem carne, em respeito aos animais. Para eles é um momento de paz e reflexão sobre as palavras deixada por Jesus na Bíblia.
Taoísmo
Na China, muitos seguem o taoísmo. Essa religião não faz qualquer comemoração de Natal, contudo conta com diversas datas comemorativas em que comemoram o nascimento de grandes figuras do credo. A data mais importante para eles é o Ano Novo Chinês.
Islamismo
Os islâmicos não acreditam que Jesus Cristo seja filho de Deus, apenas um profeta. Com isso, não há uma data especial para comemorar o nascimento do profeta maior. Para eles, as comemorações sagradas são Eid al-Firt, que é a celebração do desjejum após o Ramadã, e o Eid al-Adha, que marca o fim da peregrinação à Meca.