Todos os anos, em dezembro, eu monto minha árvore de Natal e coloco enfeites pela casa. Guirlanda, presépio e vários enfeites de papai Noel. Mas já se perguntou a origem disso tudo? Eu já, afinal o que tem haver árvore de Natal com o nascimento de Jesus Cristo? E o papai Noel? E foi por isso que resolvi acabar com mistério.
Origens dos principais símbolos natalinos
Presépio
O presépio é praticamente uma maquete do nascimento de Jesus, o único símbolo natalino baseado nitidamente nos evangelhos. Ele é a reprodução do cenário de seu nascimento, com a manjedoura, os animais, pastores, Maria, José, os três reis magos e Jesus Cristo acolhido numa cabana de madeira em Belém. De onde saiu essa “maquete?” Bem, surgiu na Itália, onde a arte simbolizando o nascimento de Cristo ao mundo viralizou no gosto popular.
Estrela
Que representação linda é a estrela. Ela foi quem guiou os três reis magos até a manjedoura de Jesus e está presente na Bíblia. Usada como enfeite por mim e por todos na nossa árvore de Natal, simboliza o filho de Deus, que é a estrela-guia o caminho e o sentido da humanidade. As outras estrelas que também estavam no seu no dia do seu nascimento são representadas na árvore.
Pinheiro (nossa árvore de Natal)
Apesar da polêmica sobre a origem da árvore de Natal, sabe-se que esse símbolo veio de religiões pagãs da antiguidade. Os romanos, por exemplo, durante a Saturnália, festival em homenagem ao deus Saturno, usavam árvores para enfeitar os templos. Já os egípcios usavam palmeiras durante os rituais de adoração a Rá, o deus Sol.
Os pinhos são as únicas árvores que mantêm suas folhas verdes e vivas o ano inteiro mesmo no inverno. Representante assídua do Natal, ela retrata esperança, alegria e mudança. As árvores de Natal modernas foram entrando nas casas ao longo do século XVI e eram decoradas com maçãs e nozes. Tornaram-se popular somente no século XIX, pela rainha Vitória e pelo Príncipe Albert, do Reino Unido. A mãe da rainha Vitória era alemã, então essa tradição passou a ser realizada também na Inglaterra. Sendo assim, a árvore de Natal se tornou um símbolo popular no Reino Unido, espalhando-se pelo mundo.
O costume dos presentes embaixo da árvore veio do palácio da Rainha Elizabeth I. Sem poder receber pessoalmente os presentes entregues, a rainha pediu para que fossem colocados embaixo de uma enorme árvore de seu jardim.
As bolas de Natal
As bolas que enfeitam as árvores de Natal foram criadas em 1847 por um soprador de vidro de Lauscha, na Alemanha. Esse enfeite passou então a ser feito de diferentes formas e tamanhos. Essas bolas penduradas deixando nossa árvore de Natal linda representam os frutos da vida humana e seus desejos, como amor, esperança, perdão e alegria. De diversas formas e tamanhos, os enfeites também estão relacionados aos gestos de amor entre os irmãos da terra.
Sinos
Figura fácil nas decorações de Natal, enfeitando portas ou pendurados na árvore, o instrumento é a anunciação das festas populares, nas quais ganhou destaque simbólico, com seu badalar informando o nascimento de Cristo.
Guirlanda
A Inglaterra decorava suas ruas com flores da espécie sempre-vivas, que tiveram um maior sentido na Alemanha, quando passaram a ser utilizadas em círculos, simbolizando o amor sem fim de Deus por nós. A fita vermelha significa proteção divina, por isso é usada nas portas das casas.
Ceia natalina
Quem não gosta das comidinhas de Natal? Esperamos o ano todo por isso, porém seu verdadeiro intuito não é a gula, mas a união para festejar a chegada de Cristo ao mundo. A fartura da ceia é uma referência à fome que as sociedades menos favorecidas antigas passavam. Para simbolizar o corpo do filho de Deus, a carne (peru, ganso, pernil ou peixe) é posta no centro da mesa. Também não pode faltar a rabanada, bolos, frutas, sobremesas, castanhas, nozes. Cada lugar adapta a ceia ao seu jeito, sem jamais esquecer o verdadeiro significado, que é: “Amai-vos uns aos outros.”
Papai Noel
Não poderia terminar esse artigo sem mencionar o bom velhinho: sim, nosso querido Papai Noel. Sua origem está ligada com a figura de São Nicolau de Mira, um bispo nascido na Turquia em 280 d.C. Ele ajudava pessoas pobres deixando moedas perto das chaminés durante à noite.
Papai Noel representa o altruísmo e os sentimentos de bondade e gratidão que envolve os corações nessa época festiva em que celebramos o nascimento de Jesus. Quem não se lembra da infância escrevendo carta para o bom velhinho, dizendo que foi um bom menino ou menina? Esperando ansiosamente pelo trenó reluzente e suas renas? Eu lembro muito bem de ficar na varanda esperando por ele que magicamente deixava meus presentes no quarto. Mas a história mais conhecida é que ele entra pela chaminé para deixar os presentes embaixo da árvore.
Você também pode gostar
O Natal realmente tem sua energia única, repleta de esperança, alegria e união. O feriado familiar mais esperado e com o significado mais amoroso: o nascimento do menino Jesus. Desejo um feliz Natal a todos!