Entender o que é espiritualidade pode não ser tão claro para todo mundo. A espiritualidade tem relação com o espírito humano ou aquilo que representa a sua essência não material. A importância da espiritualidade na sua vida fica clara à medida que você entende que esse tema é parte de quem você é e não deve ser negligenciado.
A espiritualidade está ligada à busca do ser por um significado na sua existência, um propósito de vida. Também envolve o entendimento e a capacidade de vivenciar diferentes assuntos que estão além do material e das coisas que podemos perceber na rotina.
As religiões abordam assuntos da espiritualidade, mas espiritualidade não é sinônimo de religião. É possível alguém que desenvolve a sua espiritualidade não ter uma religião definida. A espiritualidade é uma condição individual na qual a pessoa busca entendimento, conexão e vivencia de forma intangível com algo maior que si mesmo.
O que seríamos sem espiritualidade?
Se a espiritualidade é o entendimento do que vai além daquilo que é material, sem a espiritualidade tudo o que nos restaria seria o mundo material, aquilo que é tangível. O grande objetivo da vida se resumiria a sobreviver o maior tempo possível e da forma mais confortável.
O caminho da espiritualidade nos conduz além da nossa condição animal. O ser humano, animal racional, que vive com base nos seus instintos e faz uso da sua racionalidade para sobreviver da melhor forma, não iria além disso se não houvesse um entendimento de algo maior do que apenas o mundo material que o cerca.
A espiritualidade abre as portas para entendermos que nossa existência pode ir além de nós mesmos e nossas necessidades. Que pode existir algo maior e que existe algum tipo de conexão entre diferentes seres, não mais nos colocando como seres isolados e sem um propósito.
Desenvolver a espiritualidade é tão importante, ou mais, do que desenvolver habilidades de sobrevivência, profissionais, de convivência e qualquer outra que seja necessária a uma vida equilibrada e com bem-estar.
O ponto de equilíbrio
Ao se falar em equilíbrio e bem-estar, entramos no ponto no qual a espiritualidade se faz tão necessária. Ao perguntar para uma pessoa qualquer o que é necessário para que ela seja feliz, é provável que ela lhe responda que ter um bom local para morar, comida na mesa, um trabalho e uma família poderiam sustentar a felicidade almejada.
Tudo isso é realmente importante e forma uma base de equilíbrio e bem-estar. Mas são situações que não preenchem a parte intangível da vida. Será que todo mundo que tem um bom trabalho, dinheiro e uma bela família é feliz? Por que será que existem tantas pessoas que parecem ter tudo o que poderíamos desejar e, ainda assim, são infelizes?
Isso acontece porque as pessoas estão preenchendo apenas uma parcela daquilo que faz parte de suas vidas. Estão focando apenas no que está diante dos seus olhos, daquilo que é material. Quando se sentem sem perspectiva, sem saber para onde seguir, com um vazio interior, buscam respostas naquilo que conhecem, o material.
Você também pode gostar
Essa é a causa de muitos distúrbios e problemas psíquicos que são tratados, mas não solucionados. A espiritualidade entra como um dos pontos de equilíbrio para o ser humano, algo de que ele precisa e, muitas vezes, nem se dá conta. As formas de desenvolver a espiritualidade são variadas e estão relacionadas a um entendimento de si mesmo.
Um caminho que conduza para além de si mesmo, das próprias necessidades e ambições, estará mais próximo da espiritualidade. Quem estiver em busca da sua conexão com o intangível, almejando um propósito de vida, estará desenvolvendo a sua espiritualidade. Se o assunto o interessou, é sinal de que você já deu os primeiros passos, então agora é só seguir em frente e vivenciar a espiritualidade na sua vida.