O Google e outros mecanismos de busca utilizam várias ferramentas e algoritmos para entregarem os melhores resultados aos usuários. Ao fazer isso, garante que cada pessoa encontre uma boa resposta para sua dúvida ou um produto e/ou serviço que sane a sua necessidade.
Por isso que nós estamos cada vez mais aprendendo e colocando em prática o SEO (Search Engine Optimization), que, ao ser traduzido, significa algo como “Otimização dos Motores de Busca”. O que isso significa para você? Significa que trabalhamos para que nossos artigos se enquadrem o melhor possível nas métricas do Google, para que o site receba mais acessos orgânicos e, consequentemente, os seus artigos sejam mais visualizados.
Direto ao ponto
Por que eu deveria trabalhar o SEO dos meus artigos?
- Seus artigos podem ficar na primeira página de pesquisas do Google para o tema que ele aborda;
- Consequentemente a pessoa terá contato com seu nome, empresa e serviços oferecidos;
- O artigo pode se converter em uma compra ou atendimento para você.
E se meu foco não é vender?
Se o seu foco é compartilhar conhecimento ou informações importantes para a jornada evolutiva de cada um, trabalhar corretamente o SEO nos artigos ajudará que mais pessoas cheguem ao seu conteúdo e aprendam com você!
Seja qual for seu objetivo com os artigos, usar técnicas de SEO é uma forma de fazer com que você obtenha resultados mais rápidos, por isso separamos algumas dicas caso você deseje otimizar seus artigos.
Dicas para um texto otimizado
Um artigo para a internet é diferente de um artigo para outras plataformas como jornais, revistas ou artigos científicos. O Google entende que um texto simples, objetivo e com uma linguagem acessível é melhor porque todas as pessoas, independentemente do seu grau de escolaridade, entenderão o que está escrito ali.
Outros pontos importantes para a otimização de artigos são:
Não copiar ou replicar conteúdo existente na internet
Quando replicamos algo que já está publicado, o Google entende que nosso conteúdo é uma cópia, portanto não tem tanta relevância. Você pode fazer referências e citações usando aspas e indicando a fonte original.
Defina um tema e uma palavra-chave
Suponhamos que você queira falar sobre Reiki, então “Reiki” é seu tema e palavra-chave. Sabendo disso, proponha-se a escrever sobre isso sem desviar do assunto e aproveite para repetir algumas vezes, não muitas, o termo “Reiki” ao longo da redação. Também fica legal usar o termo em subtítulos como: por que fazer Reiki?; como receber Reiki a distância?; e assim por diante.
Aposte em parágrafos e sentenças curtas
Para facilitar a leitura, é interessante que os parágrafos tenham cerca de três sentenças e que você utilize mais pontos finais do que vírgulas.
Exemplo:
“O burnout é causado pela sobrecarga no trabalho e o acúmulo de estresse. Atualmente, grande parte da população sofre com isso, principalmente por falta de informação. Para evitar que essa mal lhe atinja, você precisa ter atenção aos seus limites e também procurar por práticas para aliviar o estresse”.
Observe que há três sentenças, todas finalizadas com ponto final. O parágrafo ficou curto, mas trouxe informação e você pode continuar desenvolvendo mais informações em outros parágrafos.
Otimize seu título
Pense no título do seu artigo como o convite para o leitor, a porta de entrada para o que você quer dizer e compartilhar com o público. Reflita também sobre os títulos ou as chamadas que chamam sua atenção na internet para ler determinado conteúdo. Unindo esses pensamentos, você consegue criar um bom título para o seu artigo.
Aqui temos algumas dicas para construir seu título:
— Foque no tema do artigo: se você quer falar sobre tapetes de yoga, dê destaque ao termo “tapetes de yoga” e complemente da forma que seu coração mandar;
— Evite títulos muito extensos;
— Evite títulos com apenas uma palavra, porque às vezes não indica ao leitor sobre o que o artigo fala;
— Títulos que explicam o que tem no artigo são uma boa pedida, como: “O que é Constelação Familiar, por que fazer e onde fazer?”.
Para aprender mais sobre como criar um bom título, leia este artigo: https://neilpatel.com/br/blog/o-guia-passo-a-passo-para-escrever-titulos-poderosos/
Use listas
Quando você quiser citar ingredientes, dicas rápidas, passo a passo, entre outras coisas, aposte no uso de listas.
Usar listas facilita a leitura dos nossos usuários e também deixa o artigo bonito.
Use subtítulos
Principalmente se o seu artigo tem o objetivo de trazer informações sobre algo, dividi-lo em subtítulos facilita a leitura e também facilita que o leitor saiba que ali tem a informação que ele está procurando.
Exemplo:
Suponhamos que seu texto seja sobre pilates e você queira mostrar os benefícios da prática. Você pode introduzir o assunto e depois desenvolver subtítulos como:
- Benefícios do pilates;
- Quem pode e quem não pode fazer pilates;
- Onde fazer pilates;
- Como o pilates mudou minha vida;
- E assim por diante.
Use palavras de transição
Palavras de ligação servem para unir as orações, frases ou parágrafos de forma a facilitar a leitura. Essas palavras servem como um guia para o leitor, indicando que o assunto será continuado, explicado, concluído etc.
Porém, embora seja recomendado usar palavras de transição, o excesso delas pode prejudicar o seu texto. Por isso tente dosar o uso delas de forma equilibrada em seu texto.
Alguns exemplos de palavras de transição:
— Para introduções:
- Antecipadamente;
- Antes de mais nada;
- A princípio;
- De antemão;
- Acima de tudo;
- À primeira vista;
- Desde já;
- Primeiramente;
- Antes de tudo;
- Sobretudo;
- Primordialmente;
- Em primeiro lugar.
— Para marcar o tempo:
- Agora;
- Apenas;
- Constantemente;
- Depois que;
- Desde que;
- Enquanto;
- Em seguida;
- Logo depois;
- Imediatamente;
- Frequentemente;
- Ao mesmo tempo;
- Posteriormente;
- Então;
- Eventualmente;
- Finalmente;
- Anteriormente;
- Nesse ínterim;
- Simultaneamente;
- Atualmente;
- Nesse meio tempo;
- Ao passo que;
- Antes que;
- Às vezes.
— Semelhança ou comparação:
- Analogamente;
- Da mesma forma;
- De acordo com;
- Igualmente;
- Sob o mesmo ponto de vista;
- Assim também;
- Bem como;
- Conforme;
- De maneira idêntica;
- Segundo;
- Tanto quanto;
- Tal qual;
- Por outro lado;
- Assim como;
- Em contrapartida;
- Igualmente;
- Ao contrário.
— Para conclusão:
- Enfim;
- Em síntese;
- Em suma;
- Definitivamente;
- Afinal;
- Dessa forma;
- Assim;
- Logo;
- Por fim;
- Acima de tudo;
- Como resultado;
- Por último;
- Portanto;
- Em conclusão.
Escreva com simplicidade e muito amor
É importante que nós conheçamos o público que vai ler os artigos. Geralmente, quem chega ao Eu Sem Fronteiras está procurando autoconhecimento, espiritualidade, evolução, crescimento, entre outras coisas, e na maioria das vezes está passando por um momento de vulnerabilidade.
Sabemos que a jornada espiritual pode ser difícil e muitas vezes nós só a começamos porque alguma dor está insuportável, então começamos a procurar respostas.
Por isso, independentemente do seu objetivo, escreva com amor, acolhimento, com um linguajar simples e amigável.
Afinal, nosso objetivo é que esses textos cheguem ao máximo de pessoas possíveis, por isso, quanto mais acessíveis nossos artigos forem, melhor será para todos!
Vamos levar informação amorosa para o mundo?
Nós estamos nos atualizando, aprendendo e testando coisas novas, porque somente assim acompanhamos o mundo e colaboramos com ele da melhor forma.
Todas essas dicas e orientações que passamos aqui, e muitas vezes compartilhamos via e-mail também, têm o objetivo de ajudar que a sua mensagem chegue mais rapidamente, mais clara e assertiva para aqueles que precisam recebê-la.
O Universo faz a parte dele e nós fazemos a nossa!
Contudo não se sinta pressionado a encaixar todos os seus textos nessas caixinhas, porque algumas reflexões não cabem em métricas, mas quando quiser otimizar as informações, essas dicas podem lhe ajudar e nós também estamos à disposição para auxiliar você nos processos criativos com seus artigos.