Quando pensamos em literatura brasileira, normalmente pensamos em clássicos, como “Dom Casmurro”, “O cortiço” ou “Grande Sertão: Veredas”, mas você sabia que há muitos bons autores brasileiros jovens que merecem sua atenção.
Para ajudá-lo a entrar em contato com a leitura de literatura brasileira contemporânea, preparamos uma lista com 10 bons livros para serem pontos de partida.
“Barba ensopada de sangue”, de Daniel Galera
Após a morte do pai, um professor de Educação Física busca refúgio em uma cidade do litoral de Santa Catarina, mesmo local onde seu avô supostamente teria morrido anos antes. E é claro que as histórias dos dois vão se cruzando aos poucos nesse romance.
“A resistência”, de Julian Fuks
Um homem vai à Argentina em busca de um irmão adotado pela família que está desaparecido. Aos poucos, vamos entendendo o motivo do desaparecimento e a relação conflituosa dos irmãos entre si e com a família.
“Luzes de emergência se acenderão automaticamente”, de Luisa Geisler
Quando um amigo de Henrique se acidenta de maneira banal e fica em estado de coma, ele começa a escrever para atualizar o amigo quando ele voltar. O quanto, porém, Henrique sabe mesmo sobre o que está escrevendo, sobre si e sobre o mundo?
“Eu receberia as piores notícias dos teus lindos lábios”, de Marçal Aquino
No interior do Estado do Pará, um fotógrafo se apaixona perdidamente por uma mulher, mas o problema é que ela é casada com um pastor evangélico, o que vai colocar o caminho dessas três pessoas em rota de colisão.
“Tempo de espalhar pedras”, de Estevão Azevedo
Numa vila devastada pela ação de garimpeiros, sexo, poder e fortuna estão sempre nas cabeças dos moradores. Em meio a isso, Rodrigo e Ximena se conhecem e precisam lidar com a rixa histórica que existe entre os seus pais, ambos garimpeiros.
“Torto arado”, de Itamar Vieira Júnior
No sertão baiano, duas irmãs encontram uma faca numa mala da avó e um acidente acontece: uma delas perde a língua, fato que vai marcar a vida delas e definir a grande quantidade de nascimentos, mortes, combates e redenções do povo sofrido da região.
Você também pode gostar
- Veja 10 mulheres da literatura que você precisa conhecer
- O que podemos aprender com a Independência do Brasil?
- Confira as melhores dicas para reaprender a gostar de ler
“O amor dos homens avulsos”, de Victor Heringer
Um garoto de classe média alta, no Rio de Janeiro dos anos 1970, é surpreendido quando seu pai, certo dia, volta para casa trazendo outro garoto, que logo se instala na casa. Entre eles, em vez de inimizade, nasce o amor, o primeiro amor.
“Budapeste”, de Chico Buarque
Cansado e entediado da elite carioca, um escritor decide, despretensiosamente, viajar a Budapeste, capital da Hungria, onde subitamente decide se instalar mesmo sem saber nada do idioma húngaro. Uma paixão, é claro, é o que o faz ficar.
“Deserama”, de Marcello Quintanilha
Rio de Janeiro, 1990. Jonathan, um adolescente, começa a perceber, pouco a pouco, que talvez sinta atração por homens, e o problema é que sua primeira paixão é o seu melhor amigo…
“A casa dos budas ditosos”, de João Ubaldo Ribeiro
Se erotismo e sexualidade estão entre os seus interesses, essa é uma boa leitura. Narrado em primeira pessoa, é a história de uma mulher que conta diversas orgias e relações sexuais de sadismo, de voyeurismo, entre outras práticas, tudo muito bem escrito com o estilo elegante do autor.
Agora que você colheu essas 10 boas indicações, que tal dar uma chance para a literatura brasileira em sua próxima leitura? Os livros são muito bons e garantimos que você não vai se arrepender!